Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Matérias Exclusivas Portal Logweb 13 de maio de 2022

Brasil aparece como 5º parceiro comercial na lista dos mais importantes do Porto de Gent, Bélgica

Por Bruno Colla

Atrás apenas de Rússia, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá, o Brasil aparece como o 5º país mais importante na lista de parceiros comerciais do mundo do Porto de Gent, localizado na região de Flandres, Bélgica. De toda a movimentação que acontece entre os portos dos dois países, 87% do total é importado pela Bélgica, enquanto o restante (13%) corresponde à exportação.

Ao todo, são quase 5 milhões de toneladas que chega até a Bélgica pelo Porto de Gent. Minério de ferro, produtos agrícolas, alimentos em geral (principalmente sucos), produtos químicos e minerais e material de construção encabeçam a lista do que faz esse número ser alto. Do outro lado, fertilizantes, gás, óleo diesel e produtos químicos são os principais produtos que navegam o Oceano Atlântico da Bélgica até o Brasil.

Vale ressaltar a excelente localização do Porto de Gent dentro da Europa. Privilegiado por estar na região central do continente, ele oferece às empresas que lá estão instaladas uma diversidade de mercadorias, o classificando como o terceiro mais importante em termos de valor agregado e em nono lugar em termos de tráfego de mercadorias.

O Porto de Gent ainda conta com uma grande área para desenvolvimento. “Um dos grandes atrativos que temos é a área portuária, com 750 hectares de terrenos disponíveis para negócios, tanto para atividades portuárias como não portuárias”, destaca Sandra De Mey, gerente comercial do Porto de Gent. “Para os futuros clientes, estamos construindo uma infraestrutura personalizada, pensando em estradas, cais, ferrovias, oleodutos, além de outras instalações”, completa.

*O jornalista viajou para a Bélgica a convite da Flanders Investment & Trade

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal
Expo
Agronegocio
Farma
Carbono