Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 2 de abril de 2009

Brasil tem Congresso Internacional de Varejo

Tendo como tema deste ano “Século 21: As transformações do varejo”, a 9ª Brasilshop – Feira e Congresso Internacional do Varejo, segue sua trajetória como referência para o varejo de shopping da America Latina. Equivalente aos grandes eventos do setor realizados nos Estados Unidos, Europa e Ásia, o Congresso tem como objetivo apresentar e discutir as principais tendências para varejo e shoppings, enquanto a Feira apresenta o melhor da tecnologia, suprimentos e locação de espaços em empreendimentos novos e em expansão por todo o País.

Em cada dia acontecerão 12 palestras-debates, totalizando 36 painéis. As discussões estão divididas por temas como Visual Merchandising, Moda, Varejo, Marketing em Shopping e Gestão em Shopping. As “super sessions” terão duração de 1h30 e palestras simultâneas com uma hora de duração apresentarão temas alternativos. O conteúdo programático aborda assuntos de importância para a gestão de empresas varejistas de todos os portes, alinhado às principais e emergentes tendências dos países de primeiro mundo, com o cuidado de sempre adaptar os temas globais ao mercado brasileiro.

O Congresso contará com a participação de conferencistas internacionais e nacionais de renome, referências em suas especialidades, e também com empresários e empreendedores de sucesso no cenário varejista brasileiro, como Alexandre Calixto (Le Lis Blanc), Vicente Donini (Marisol), Gloria Kalil (consultora de moda), Oskar Metsavaht (Osklen), Mario Goldberg (Arezzo), Renato Bernhoeft (Höft Consultoria Societária), Mario Ponci Neto (Chilli Beans), Hélio Mattar (Instituto Akatu), Ira Kalish (Deloitte Research), Altair T. Rossato (Deloitte), Marcelo Drügg Barreto Vianna (Deloitte), Hélio Mattar (Instituto Akatu),

Entre os mil congressistas esperados para a ocasião estarão empresários lojistas, executivos do varejo e profissional de shopping de diversas áreas, entre eles diretores, gerentes Financeiros, de Marketing e de Operações; franqueados, franqueadores; acadêmicos ligados ao varejo; fundos de pensão; estudantes do ensino superior e de pós-graduações.
 
A Brasilshop acontece simultaneamente à ABF Franchising Expo, evento realizado pela Associação Brasileira de Franchising. Com circulação unificada, as duas feiras receberam 30 mil visitantes em 2008 e esperam superar este número em 2009.

Novidade

Para esta edição da Brasilshop foram criados dois comitês de varejo com a finalidade de qualificar o conteúdo apresentado. Do primeiro, formado por lojistas, participam o diretor de expansão da Arezzo, Mário Goldberg; o diretor proprietário da Zêlo,  Mauro Razuk; o diretor proprietário da Fast Shop, Marcio Kakumoto; Diretor de expansão e novos negócios da Chili Beans, Mário Ponci Neto, o proprietário da Ri Happy, Ricardo Sayoun; e a diretora proprietária da Camicado, Renata Camicado.

Do segundo comitê, dedicado a shoppings, participam a proprietária do Center Norte, Gabriela Baumgart; o diretor geral do SP Market, Davi Bergamin; o diretor da General Shopping, Alexandre Lopes Dias; o diretor da Sonae Sierra, César Garbin; e o CEO da LGR Empreendimentos e participações, Dorival Regini de Andrade. Também integra os dois comitês a Delloite, especialista em consultoria e auditoria.

Histórico

Em 2008, o evento contou com a participação de aproximadamente 600 congressistas. Nomes de peso participaram do evento como palestrantes, como o economista Ricardo Amorim, o ex-ministro, fundador da Embraer e empresário Ozires Silva (CEO da Pele Nova), Carlos Ferreirinha (presidente da MCF Consultoria), Luiza Helena Trajano (presidente da rede Magazine Luiza), Anderson Birman (presidente da Arezzo) e Nelson Alvarenga (presidente da Ellus). Em pesquisa realizada pela Potencial Pesquisa, empresa independente responsável por avaliar a percepção dos congressistas sobre o evento realizado em 2008, foi constatada uma taxa de aprovação de 91% (ótimo e bom), 96% consideraram o evento muito importante e importante e 94% têm intenção de retornar em 2009.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal