Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 14 de janeiro de 2009

Cariacica quer ser a capital capixaba de logística

Os territórios trabalham em complementabilidade e, por isso, devem estar articulados com uma política de logística no setor de transporte. Este é o pensamento da Intersindical da Orla Portuária-ES ao visitar os prefeitos eleitos da Grande Vitória para apresentar o projeto de construção de um porto de águas profundas, em Ponta de Tubarão. Desta vez, os trabalhadores tiveram encontro com Helder Salomão, de Cariacica.

Embora sem contar com portos em seu território, Cariacica tem vocação para logística de transporte – rodoviário, ferroviário e portuário (este, através de retro-áreas, portos secos). Segundo Salomão, reeleito em outubro de 2008, ao contrário do que sempre se falou, Cariacica não tem vocação industrial e, sim, logística. “Esse é o carro-chefe do município devido a sua localização geográfica”.

O prefeito lamentou o fato de o município sempre ter ficado à margem do desenvolvimento do estado. Alguns especialistas apontam que Cariacica está atrasada 30 anos, frente aos demais que compõem a Grande Vitória. Mas, Salomão disse que a mudança é uma questão de tempo, tanto que sua gestão reviveu a Companhia de Desenvolvimento e incrementou a Secretaria de Desenvolvimento. Os órgãos são responsáveis pela mudança de perfil do município.

“Cariacica será a capital estadual de logística”. Para Helder Salomão, essa afirmativa se concretiza pelo fato de contar com retro-áreas já em funcionamento e com a possibilidade de novas instalações. Ele lembrou, ainda, que o município conta com uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefetes) e que a instituição oferece o “primeiro curso, no Brasil, de técnico em portos. A unidade também disponibiliza o curso de técnico em ferrovia e a idéia é ampliar as ofertas. Toda a grade curricular é voltada para a logística".

Ao conhecer detalhes do projeto do porto de águas profundas, Salomão fez uma pergunta: “como podemos participar?”. O interlocutor da Intersindical da Orla Portuária-ES, Luiz Fernando Barbosa Santos, respondeu falando em articulação entre os prefeitos da Grande Vitória – uma espécie de consórcio.

O prefeito de Cariacica, Helder Salomão, se comprometeu com os trabalhadores de apresentar o projeto na próxima reunião do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), marcada para abril próximo.

 

Fonte: PortoGente – www.portogente.com.br

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal