Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Especial 17 de fevereiro de 2023

Carro elétrico: a evolução e o futuro da tecnologia

Créditos: iStock

Os veículos elétricos já se tornaram uma realidade, e vários modelos novos são lançados todos os anos pelas montadoras. Isso acontece por causa dos avanços tecnológicos que vêm ocorrendo na área, possibilitando que os modelos possam percorrer distâncias cada vez maiores e também pela preocupação ambiental, que vem se tornando cada vez mais importante.

A história dos veículos elétricos

Não se sabe ao certo quem foi o inventor do primeiro veículo elétrico, porém existem diversos registros de inventores que participaram da evolução dos veículos movidos a energia elétrica. Um dos primeiros protagonistas dessa indústria foi Ányos Jedlik, que criou o motor elétrico. Para que pudesse testá-lo, o húngaro fez um acoplamento a um carrinho em miniatura.  Porém, o primeiro veículo elétrico foi realmente desenvolvido por Gustave Trouvé, em 1881, sendo um triciclo movido à eletricidade. Inventores como Sibrandus Stratingh e Thomas Davenport também ajudaram a desenvolver e melhorar as tecnologias de veículos elétricos.

Já em 1884 um inventor chamado Thomas Parker criou um modelo de veículo elétrico, que usava para ir ao trabalho. O fato é que, ao longo dos anos, muitos modelos foram desenvolvidos, cada um trazendo novas modificações. Todos esses inventores foram de extrema importância para o desenvolvimento dos veículos como conhecemos hoje.

O Brasil também já desenvolveu seu modelo elétrico; no ano de 1969, o Itaipu E150 foi desenvolvido pela Gurgel. O veículo de pequeno porte possuía 460 kg, sendo 320 kg apenas das baterias de 3,2 kW e possuía 4,2 cv. Já em 1980 a Gurgel desenvolveu um furgão movido à eletricidade chamado Itaipu E400, muito mais robusto e com melhor autonomia que seu antecessor. Como nessa época ainda não existiam as preocupações relacionadas ao meio ambiente, os veículos não foram bem aceitos.

Embora esses veículos sejam muito melhores para o meio ambiente, em relação aos veículos à combustão, esse conceito de sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente são temas relativamente novos. Os veículos elétricos só começaram a se popularizar de fato a partir dos anos 1990, quando as preocupações ambientais se tornaram mais frequentes.

Os veículos elétricos hoje e o futuro da mobilidade

Ao longo das últimas décadas houve significativas melhorias em relação aos veículos elétricos, e muitas tecnologias novas possibilitaram que os veículos elétricos se tornassem uma realidade nos dias de hoje. Segundo a Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores –, o Brasil tem cerca de 100 mil veículos elétricos em circulação, e a estimativa é que até 2035 cerca de 62% de toda a frota nacional seja elétrica.

Os incentivos dados pelos governos ao redor do mundo também têm ajudado a pesquisa por modelos mais eficientes e com maior autonomia. Felizmente, isso vem surtindo efeito, e muitos modelos de veículos elétricos já são capazes de percorrer a mesma distância que um carro movido à combustão faz com um tanque de combustível. O carro elétrico está em constante evolução nos últimos anos, e a tendência é que ele se torne cada vez mais popular, devido às evoluções nas baterias e ao grande aumento do uso de energias renováveis, como energia solar, energia eólica, entre outras.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal