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Conteúdo 17 de dezembro de 2007

CBC: setor de contêineres reefer necessita de partes e peças sobressalentes

A Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal – CBC (Fone: 21 2263.1645), no ano de 2007, prosseguiu com os pleitos dos seus associados junto aos Governos Federal, Estadual e Municipal.

Conforme conta Silvio Vasco Campos Jorge, presidente da CBC, foram vários os principais assuntos tratados pela entidade, principalmente considerando que um ponto que vem preocupando o setor de contêineres reefer é a disponibilidade imediata de partes e peças sobressalentes para reparo desses contêineres. “Como é de conhecimento, os navios convencionais para cargas frigorificadas estão em extinção, sendo que, em aproximadamente 5 anos, toda carga frigorificada passará para os navios que tenham tomadas para contêineres reefers”, avalia.

Por outro lado, a CBC vem pleiteando junto ao governo agilidade no processo de liberação dos contêineres apreendidos com carga que caíram em perdimento. Pois, os contêineres en-traram legalmente no país. “A demora na liberação dos contêineres com carga em perdimento traz prejuízos aos proprietários, armadores e aos arrendatários, como também aos terminais onde estão localizados esses contêineres”, informa o presidente.

Ele também salienta que a CBC está pleiteando junto à CAMEX a redução da alíquota do imposto de importação de partes, maquinários e peças sobressalentes para os contêineres reefer e tank. As taxas hoje são elevadas e oneram os serviços de reparos dos contêineres, fazendo com que as unidades de carga sejam remanejadas para outros países, onde o custo de tais serviços são menores.

“Para 2008, a esperança da CBC é que a tomada de consciência do governo, principalmente se houver a sensibilidade da área econômica, venha a permitir no seu decorrer resgatar o tempo perdido e promover os investimentos necessários na recuperação e modernização da infra-estrutura existente. Caso contrário, a política de aumento das exportações e até mesmo das importações estará comprometida com as danosas conseqüências para o país. Nunca é demais lembrar que o Porto de Santos responde por mais de 40% da movimentação de contêineres do Brasil”, diz Jorge.

A CBC, fundada em abril de 1977, é uma associação multissetorial, sem fins lucrativos, que congrega, em seu quadro de classe, diversos setores ligados à conteinerização, ao multimodalismo e ferroviarismo. “Nesse contexto, a CBC, como entidade mais antiga e representativa a focar o contêiner, durante toda a sua existência lutou e continua lutando pela difusão e desenvolvimento da conteinerização, do multimodalismo e do ferroviarismo no Brasil”, afirma o seu presidente.

Para o próximo ano, ele diz que as metas da entidade são: desonerar a atividade da conteinerização, do multimodalismo e ferroviarismo, bem como desburocratizar a utilização dos contêineres em território nacional; implementar a atividade do Operador de Transporte Multimodal – OTM; a publicação/adequação da legislação do Regime Aduaneiro de Depósito Especial para estoque de peças sobressalentes para reparo dos contêineres reefer e tank, incluindo as empresas reparadoras de contêineres; a isenção do IPI, PIS/PASEP, COFINS e do Imposto de Importação na aquisição, venda ou importação de máquinas, equipamentos, contêineres e outros bens pelas concessionárias do sistema ferroviário, indústria ferroviária e operadores ferroviários; e a isenção do ICMS no transporte de contêineres vazios nos modais rodoviário e ferroviário.

 

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