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Trânsito 27 de setembro de 2022

CCR AutoBAn promoveu mil abordagens em ações durante Semana Nacional de Trânsito

A CCR AutoBAn, concessionária que administra o Sistema Anhanguera-Bandeirantes, realizou cinco campanhas educativas durante a Semana Nacional de Trânsito, que aconteceu de 18 a 25 de setembro. Neste período, pelo menos 1 mil pessoas participaram diretamente das atividades em diversas cidades.

As campanhas tiveram como objetivo a sensibilização de todos os envolvidos no trânsito, incluindo iniciativas para motoristas, caminhoneiros, pedestres, ciclistas e motociclistas. O lema instituído pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a semana neste ano foi Juntos salvamos vidas.

“Foi uma semana bastante intensa, com grande interação e orientações importantes para todos os públicos envolvidos com o trânsito”, destaca o gerente de Operações da CCR AutoBAn, Fabiano Adami. “Essas iniciativas são ampliadas durante a Semana Nacional de Trânsito, mas acontecem de forma regular ao longo do ano na malha viária administrada pela concessionária, buscando sempre levar conhecimento e despertando em todos a responsabilidade e prudência”, acrescenta.

Dentre as ações realizadas estão dinâmicas do ponto cego para ciclistas e motociclistas, que aconteceram em Campinas e Jundiaí, respectivamente. Também foi realizado café da manhã em passarela da rodovia Anhanguera, em Sumaré, orientação para caminhoneiros no km 56 da rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí, e conscientização para condutores de motos de alta cilindrada sobre os limites de velocidade, em Itupeva.

Movimento Afaste-se

Ao longo da Semana Nacional de Trânsito também foram distribuídos 40 mil folhetos nas praças de pedágio da CCR AutoBAn sobre o Movimento Afaste-se, que foi implantado pela concessionária em maio e tem como foco proteger aqueles que trabalham prestando atendimento aos veículos que trafegam nas rodovias, proporcionando a estes profissionais condições mais seguras para realizar suas atividades.

A proposta do movimento é que o condutor de veículo, ao perceber uma situação que envolva qualquer tipo de atendimento nas rodovias, principalmente no acostamento, mude de faixa sempre que for possível e seguro. Outra orientação é reduzir a velocidade do veículo em até 40 km/h a menos que o limite regulamentado para a estrada. Também é muito importante estar sempre alerta para permitir que aqueles que estão afastando-se de uma via em atendimento consigam passar para a próxima faixa.

O ato de afastar-se dá à polícia, socorristas de emergência e outros veículos de serviço, espaço adequado para a realização do trabalho nas rodovias, reduzindo o perigo dos profissionais que estão atuando em uma ocorrência. No caso de um acidente grave, envolvendo vários veículos e múltiplas vítimas, podem ser acionadas diversas equipes de atendimento da concessionária, incluindo inspeção de tráfego, guincho leve e pesado, ambulâncias das equipes de Atendimento Pré-hospitalar e caminhão de combate a princípio de incêndio. Além desses recursos, que contam com mais de uma dezena de profissionais, também participam de atendimentos a Polícia Militar Rodoviária, ambulâncias do Samu e Corpo de Bombeiros.

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