Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Logística Reversa 21 de junho de 2022

Central de Logística Reversa para eletroeletrônicos e eletrodomésticos é inaugurada em SP

Luiz Gonzaga (Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes – ABETRE), Mauro Haddad (Gerente de Saneamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula), André França (Secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente), Alex Luiz Pereira (Presidente da Coooermiti) e o Sergio de Carvalho Mauricio (Presidente da ABREE).

.

O descarte ambientalmente correto de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos é responsabilidade de todos. As fabricantes precisam disponibilizar estrutura para isso, e os consumidores precisam levar os produtos até as unidades, para que a economia circular funcione.

Com esse propósito, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula, inauguraram, no dia 20 de junho, a Central de Logística Reversa de São Paulo.

Atualmente, o Estado contabiliza 988 pontos de recebimento, sendo 203 localizados na capital paulista, que acaba de ganhar mais um local. São pontos, em sua maioria, com parceiros da ABREE do setor de varejo.

“Os benefícios ambientais gerados pelo descarte correto dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos são a redução da poluição e a diminuição da emissão de gases e metais pesados que são danosos para saúde da população. Além disso, o processo de reciclagem tem o potencial de gerar dez mil empregos e injetar mais de R$ 700 milhões na economia brasileira, segundo o Governo Federal”, comentou Sergio de Carvalho Maurício, presidente da ABREE.

O evento de inauguração aconteceu na Coopermiti e contou com a presença de autoridades, como André França (Secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente), Fernando Chucre (Secretário do Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente), Ricardo Ezequiel Torres (Diretor Presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo – SP Regula), Luiz Pereira (presidente da COOPERMITI) e Sergio de Carvalho Mauricio (presidente da ABREE). 

O Decreto Federal 10.240/2020, referente aos serviços de descarte correto dos produtos, estabelece que a responsabilidade sobre o ciclo de vida do produto é dividida entre fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes.

Para saber mais

A ABREE está presente em todo o Brasil. Desde 2021, são mais de 1,2 mil municípios que a entidade atua, totalizando quase 3,7 mil pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos instalados pelo país.

Como entidade gestora do setor, possibilita que a população encontre os pontos de recebimento mais próximos, por meio do CEP, além de possuir uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão.

Acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal