Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Tecnologia 26 de março de 2024

CEO da Intelipost e professor do Inteli apontam cinco tecnologias em desenvolvimento para transformar a logística

Inteligência artificial, internet das coisas, blockchain: se direcionados para as aplicações corretas, essas tecnologias podem trazer ganhos de velocidade, segurança e redução de custos para a área da logística. Direcionar o desenvolvimento tecnológico para os desafios práticos do mercado exige uma aproximação entre empresas e academia e foi com esse intuito que o CEO da Intelipost, Ross Saario, esteve no Inteli, Instituto de Tecnologia e Liderança, para conversar com alunos do curso de Ciência da Computação, durante a aula de Aplicações Inovadoras em Supply, comandada pelo professor, doutor pela USP, Pedro Teberga.

Com uma metodologia baseada em ensino 100% por projetos, o Inteli estimula que os alunos, futuras lideranças em tecnologia, apliquem seus conhecimentos com base em desafios práticos, o que já levou ao desenvolvimento de mais de 200 projetos inovadores. Juntos, o professor do Inteli Pedro Teberga e o CEO da Intelipost, Ross Saario apontam as cinco tecnologias que podem transformar a logística no futuro:

– Blockchain: Oferece maior transparência e segurança nas transações, reduzindo a possibilidade de fraudes e melhorando a rastreabilidade de produtos. 

– Inteligência Artificial (AI) e Machine Learning (ML): Algoritmos de IA podem analisar grandes volumes de dados para identificar padrões e tomar decisões mais inteligentes em tempo real, ajudando a reduzir custos logísticos e aumentar a satisfação do cliente na jornada de entrega. Podem otimizar rotas de entrega, prever demandas e automatizar tarefas de armazenagem, contribuindo para reduzir custos e otimizar tempos de entrega.

– Internet das Coisas (IoT): Permite a monitorização e gestão em tempo real de ativos e inventários, melhorando a eficiência e reduzindo custos operacionais.

– Robótica Avançada: Utilizada em armazéns para automatizar o picking e packing, melhorando a eficiência e velocidade das operações de armazenagem e despacho. Sistemas automatizados de armazenamento e coleta podem acelerar o processamento de pedidos, reduzir erros e minimizar custos operacionais.

– Análise de Dados Avançada: Ter uma fonte de dados robusta e confiável para escolher os melhores parceiros logísticos de acordo com prazos, preço, cobertura geográfica e tipo de entrega. Isso capacita as empresas a tomar decisões baseadas em dados sobre gestão de inventário, planejamento da cadeia de suprimentos e demanda do consumidor, melhorando o pós-venda e a satisfação do cliente.

Com o desenvolvimento destas tecnologias, a logística pode se tornar não apenas mais eficiente, mas também mais sustentável, já que a otimização de rotas pode trazer a redução de emissão de gases do efeito estufa, com a circulação otimizada de caminhões, por exemplo. A possibilidade de prever a demanda com mais precisão também pode levar a uma gestão mais eficiente de inventário, com estoques menores que reduzem o desperdício e os recursos necessários para manter essas estruturas.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal