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Top do Transporte 15 de agosto de 2017

Certificação rigorosa

Saiba quais são as regras que nortearam a 11ª Pesquisa Nacional de Desempenho dos Fornecedores de Serviços de Transportes, que revelou os ganhadores do Top do Transporte 2017.

Os ganhadores do Top do Transporte 2017, que aparecem com destaque nas páginas dessa edição especial de LOGWEB, foram submetidos ao mais duro teste do mundo empresarial e, também, ao mais rigoroso júri da atualidade. E o que é mais importante: de forma absolutamente transparente. Para fazer parte do seleto grupo de empresas homenageadas com a certificação, essas transportadoras foram avaliadas por sua performance relativa a cinco parâmetros de desempenho, por meio de notas atribuídas pelos próprios clientes contratantes do serviço.
Tais critérios fazem parte da lista de normas que dão sustentação metodológica à 11ª Pesquisa Nacional de Desempenho dos Fornecedores de Serviços de Transportes, que serviu de base para a indicação das empresas Top do Transporte 2017. Dos cinco indicadores avaliados, três deles englobam aspectos comerciais da parceria entre o transportador e embarcador e outros dois são relativos à qualidade do serviço prestado (ver quadro).
A votação se dá por meio do preenchimento de uma cédula eletrônica, enviada por e-mail para milhares de contratantes de fretes, previamente cadastrados. Os embarcadores são escolhidos em função de sua filiação a uma entidade de classe, representativa de cada segmento avaliado. Depois de receber a cédula de votação, o interessado poderá relacionar até 10 transportadoras que prestam serviços regulares para a empresa, permitindo a avaliação individual de cada fornecedor. Em sua 11ª edição, a pesquisa contou com a participação de 540 empresas embarcadoras de cargas, sob a supervisão técnica da Input Consultoria, encabeçada pela pesquisadora Ivone Martins Bogo.

INDICADORES DE DESEMPENHO
A escolha das empresas Top do Transporte 2017 levou em consideração as notas atribuídas pelos contratantes de fretes relativas a cinco indicadores de desempenho, sendo três de âmbito comercial e dois envolvendo a parte de serviços. Saiba, agora, o que cada item avaliado compreende.

FATOR comercial e de CUSTO
Revela quanto o transportador é considerado economicamente viável para o embarcador. Indica, também, a sua transparência nos custos e a abertura para negociações, de forma a permitir uma adequação favorável entre as partes.

Custo-benefício
Indica se transportador oferece uma relação favorável de custo-benefício para o embarcador, na forma de tabelas de fretes compatíveis com os custos operacionais do transporte e o serviço oferecido.

Capacidade de negociação
Mostra a flexibilidade do transportador na negociação de fretes e preços.

FATOR da Prestação de SERVIÇO
Revela a capacidade do transportador em executar o serviço contratado, dentro dos prazos e condições combinados, com base em três parâmetros distintos:

Nível de serviço
Indica a habilidade do fornecedor de transporte em cumprir os prazos de coleta e entrega e sua capacidade de atender a contento as flutuações da demanda.

Gestão da qualidade
Mede a qualidade do serviço prestado pelo transportador, incluindo os equipamentos utilizados nas operações de transporte, a padronização e a melhoria constante de processos, como o baixo nível de avarias.

Tecnologia da informação
Mostra a habilidade do transportador em fornecer, com rapidez, informações confiáveis e atualizadas de performance e status da operação, que colaborem para a tomada de decisões por parte do contratante do serviço.

Notas & Critérios de Seleção
Notas de performance
Pontuação obtida a partir das notas atribuídas ao transportador pelos contratantes do serviço, dividida pelo total de votos de cada empresa.

Média 1
Pontuação obtida a partir da soma das notas de custos dividida por 2 (dois).

Média 2
Pontuação obtida a partir da soma das notas de serviço dividida por 3 (três).

Média de Mercado
Pontuação obtida a partir da soma da Média 1 e da Média 2 dividida por 2 (dois).

Nota de corte
Para efeitos de premiação são consideradas como Top do Transporte as empresas que obtiveram o mínimo de 3 (três) votos em cada categoria e nota igual ou superior a 3 (três) de Média de Mercado.

Preferência Nacional, Transporte Rodoaéreo e Transporte Internacional
São consideradas como Top do Transporte 2017, nas categorias acima, as empresas que obtiveram o maior número de indicações, considerando a somatória de votos de todos os 14 segmentos pesquisados.

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