Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 28 de abril de 2008

CETESB e Braspress iniciam avaliação de veículos com opacímetro

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – CETESB e a Braspress, empresa de encomendas urgentes, iniciaram, no dia 23 de abril último, o Programa de Avaliação de Opacidade Diesel na frota da empresa, que deve se estender até o próximo mês de agosto. Os testes pioneiros foram iniciados nos veículos da matriz da Braspress em São Paulo.

A iniciativa conta com o apoio da FETCESP – Federação das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e do SETCESP – Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região.

O diretor-presidente da Braspress, Urubatan Helou, mencionou, na ocasião, que a aplicação dos testes e recomendação derivados dos resultados será uma ótima oportunidade de a empresa colocar e manter a frota dentro dos padrões aceitáveis de emissão de fumaça.

“Entendo que a Escala de Ringelmann já é um método ultrapassado, e devemos por isso apoiar a CETESB nesse novo método com mais tecnologia, visando melhorias no meio ambiente, já que o ar que respiramos é o mesmo para todos, sem distinção de classe social, credo, raça, cor ou status social’’, disse Helou.

Segundo o engenheiro Olímpio de Melo Álvares Júnior, da CETESB, a avaliação através do opacímetro irá gradualmente substituir as medições de fumaça pela Escala de Ringelmann. “As medições na frota da Braspress são em fase experimental e devem ocorrer até o próximo mês de agosto para termos a oportunidade de ajustar os equipamentos até que seja assinado pelo Governador de São Paulo, José Serra, essa mudança de método num novo decreto sobre a fiscalização da emissão de fumaça nos veículos.’

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal