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Conteúdo 15 de dezembro de 2008

Ceva implanta sistema de coleta por comando de voz da Seal

Em busca da excelência operacional e da redução de desperdícios utilizando o conceito do Lean, a Ceva Logistics (Fone: 0800 7703987), por intermédio do Solution Center, área dedicada à promoção de novas soluções em tecnologia, procurou uma solução capaz de acelerar o processo de separação e o manuseio de produtos no depósito.

Após pesquisar os demais países onde atua, o setor logístico e as soluções tecnológicas disponíveis no mercado, optou pelo sistema de coleta de dados por comando de voz fornecido pela Seal Sistemas (Fone: 11 2134.3829) e desenvolvido pela norte-americana Vocollect. Trata-se do Talkman, que faz a conversão de dados em voz e de voz em dados, reduzindo os erros em operações logísticas em até 85%, e garantindo 100% de rastreabilidade sobre as mercadorias que circulam no depósito, conforme afirma Wagner Bernardes, diretor de Marketing e Vendas da Seal.
Ele conta que, com estes coletores, o operador não lê as informações, mas sim as ouve e executa. “Assim, a inteligência é local, não sobrecarregando qualquer sistema de retaguarda”, garante.

O sistema Talkman é constituído de um terminal portátil, um head set, baterias, demais acessórios e o software Voice Link para a integração com qualquer WMS/ERP. O que o sistema faz é interpretar a voz humana, interagir com os dados e retornar instruções audíveis. “Com o Talkman, o operador estará com o equipamento preso na cintura e usando um head set (fone que se ajusta à cabeça, liberando as mãos do operador)”, explica Bernardes.

Segundo o diretor da Seal, o uso de tecnologias de voz em processos de separação é cada vez maior no segmento brasileiro de logística. “Diversas indústrias estão optando por implantar o sistema para facilitar e agilizar, dentro dos depósitos, a movimentação de produtos, desde as posições de armazenagem até o setor de conferência e embalagem, ou diretamente para serem despachados nos caminhões”, comenta. E uma dessas empresas é a Ceva.

De acordo com Emerson Lindert, gerente de Tecnologia da empresa, antes da implementação do sistema por voz, as fichas de separação eram impressas em grande volume e distribuídas entre os conferentes. “Com as fichas em papel, o que acabava ocupando uma das mãos dos colaboradores, eles percorriam todo o armazém realizando a coleta dos produtos e, ao final do processo, retornavam à base para a digitação das fichas, concluindo o processo em nosso WMS. Com o uso desse equipamento, os processos ficaram mais rápidos, com uma produtividade de aproximadamente 30% somente no picking de produtos, e não há mais a necessidade de retornar à base para iniciar um novo processo”, destaca.

Lindert revela que, além disso, a empresa teve uma melhora na acuracidade das atividades em virtude da facilidade no manuseio das caixas, pois os operadores permanecem com as mãos e olhos livres durante o processo. “Outro fator considerado na implantação dessa tecnologia é a facilidade em treinarmos pessoas novas para essa atividade. Onde normalmente gastávamos um dia de treinamento, hoje não levamos mais do que duas horas”, comemora.

Ele informa, ainda, que foi desenvolvido um módulo específico para adotar os coletores também na área de inventário, na qual está em fase de testes. “A presença de uma área específica voltada para novos projetos é um importante diferencial que nos permite implantar soluções como a da Seal, que ampliou a eficiência das operações de logística e, dentro do depósito, agilizou o manuseio dos produtos”, afirma.

Neste final de ano, época de planejamento dos investimentos, Lindert diz que a Ceva pretende finalizar os testes na área de inventário e ampliar a utilização do sistema no site de Jundiaí, SP. “No próximo ano, esse recurso será estendido para novos contratos e continuaremos a estudar novas possibilidades de utilização dessa tecnologia em outras atividades”, conclui.

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