Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 24 de março de 2016

Evolução das atividades logísticas

Tendências e comportamentos ditam regras e oportunidades na oferta de novos produtos, novas cores, novos sabores, cheiros, tecnologia, etc.

A evolução logística acompanha o comportamento da humanidade e torna possível a competitividade entre fornecedores que visam suprir necessidades de consumidores cada vez mais ávidos por algo novo, economicamente atrativo, viável.

Qualidade passa de diferencial a requisito, aumentando a concorrência, permitindo que produtos substitutos apresentem aspectos com algum nível de qualidade e aceitabilidade.

Aqueles que pretendem encantar e conquistar seus clientes buscam na logística soluções ótimas e eficazes  que tornem possíveis novos e competitivos lançamentos de seus produtos e serviços.

Quantas marcas de refrigerante nós tínhamos, quantas nós temos hoje? Quantas marcas de veículos nós tínhamos, quantas nós temos hoje? Quantas marcas de cerveja nós tínhamos, quantas nós temos hoje? Quantas empresas do setor nós tínhamos, quantas nós temos agora?

Para cada novo produto concebido haverá maior necessidade de espaço,  mais uma posição palete no armazém, mais um SKU na gôndola, mais uma carga no caminhão, mais uma no trem, mais uma no navio, mais uma no avião.

Consequentemente, temos  uma  frota de caminhões com dimensões maiores,  ajustes em seus eixos e articulações para caberem mais cargas, supernavios, superaviões. Quanto custa operacionalizar uma máquina destas?

Atividades como: rastrear e bloquear veículos, substituição de leitores por comando de voz, equipamentos de movimentação e armazenagem com tecnologia embarcada e conforto similares ao de um automóvel de luxo.

O tempo de experiência ficou bem relativo frente às tecnologias empregadas, que posso facilmente afirmar que independente do cargo ou grau da atividade que ocupe, um jovem que entrar numa companhia hoje pode saber muito mais tecnicamente sobre sua operação que eu.

Mas o que me faz refletir bastante é que, por mais incrível que seja o novo WMS, ainda temos ali no meio um objeto de madeira que resiste a seu tempo e faz jus ao seu uso. O palete.

Os colaboradores evoluíram? Sim, acompanham os desdobramentos das operações, enquadram-se em novos requisitos de uma operação, especializam-se, estudam, e a maioria tem alguma formação superior ou técnica sob algum aspecto logístico.

Talvez o nosso desafio continue sendo manter um clima saudável na empresa,  focar no processo, entender , lidar e gostar de gente,  remunerá-los,  e valorizá-los.

Evolução das atividades logísticas Evolução das atividades logísticas
Enersys
Savoy
Retrak
postal