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Conteúdo 1 de dezembro de 2023

IA abre “mar” de oportunidades na logística para e-commerce

Com a digitalização das vendas e da economia como um todo, o mercado vive, ao mesmo tempo, uma consolidação do e-commerce tradicional (chegando, inclusive a cada vez mais nichos) e o desenvolvimento de formatos diversos de omnichannel.

Para atender com eficiência e confiabilidade estes movimentos, dois caminhos principais se apresentam: a incorporação de novas tecnologias e a colaboração com parceiros logísticos que oferecem soluções colaborativas “plug & play”, como já abordei neste artigo. Ambos se tornaram essenciais para facilitar e reduzir custos e riscos desta transição.

Em tecnologia, já se discute há alguns anos a digitalização e a automação de processos logísticos, que trazem muito sucesso nas “operações de chão”, porém, há um patamar superior e muito em voga no momento: o uso da Inteligência Artificial (IA) para tornar a logística e o e-commerce mais inteligentes.

A aplicação da IA na cadeia de suprimentos pode revolucionar a eficiência e a precisão na tomada de decisões. Por exemplo, com o uso de algoritmos de aprendizado de máquina, é possível prever a demanda com mais precisão, otimizando quantidade, posicionamento e variedade de estoques.

É possível também melhorar a experiência do cliente, personalizando ofertas com base nas preferências e no histórico de compras (e ajustando também a logística), o que já vem ocorrendo em muitas indústrias. Essa abordagem é crucial, pois 71% dos compradores online esperam interações personalizadas.

A computação em nuvem e as APIs desempenharão um papel crítico no futuro do e-commerce, facilitando a implementação de estratégias omnichannel integradas e a assimilação de informações detalhadas de rastreamento de carga e gestão dos fornecedores de logística.

Depois do comportamento de venda e a integração da cadeia, o próximo passo é conhecer, em profundidade, o comportamento de entregas, otimizando, assim, além da armazenagem, a consolidação de carga e roteirização. Antevejo inclusive que a IA possa até segurar determinada entrega, pois prevê que uma nova compra será fechada com endereço correlacionado, reduzindo custos de transporte de forma significativa.

Há vantagens também na gestão de frota, gestão de riscos (prevendo eventuais problemas até mesmo os climáticos) e de estruturas como Cross Dockings, sendo que esta previsibilidade maior abrirá caminho para um compartilhamento ainda maior de recursos e capacidades logísticas.

Com isso, a IA sai do back stage e vai para a frente do planejamento logístico, tomando decisões, evoluindo constantemente e proporcionando também a tão sonhada responsividade das cadeias de suprimento.

O desafio, no momento, é na novidade da tecnologia e na falta de mão de obra especializada, especialmente no Brasil. Já estamos experimentando essa tecnologia aqui no Brasil, especialmente na previsão de demanda, com grandes resultados e planejamos ir ainda mais longe.

Como vemos, o advento da IA traz um “mar” de oportunidades, mas vamos ter que navegar bastante até chegar lá.

Gabriela Guimarães Gabriela Guimarães

VP de Operações de Varejo e E-commerce da DHL Supply Chain.

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