Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 26 de abril de 2022

Logística das flores

Holambra é um município brasileiro do estado de São Paulo fundado em 14 de julho de 1948. Com mão de obra qualificada no setor agrícola, o município destaca-se como o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Com pouco mais de 11 mil habitantes, num território de 65 quilômetros quadrados, Holambra se situa na região administrativa de Campinas. A cidade recebeu Título de Capital Nacional da Flores, após a promulgação da Lei 12.428/11.

Dados apresentados pela IBRAFLOR (Instituto Brasileiro de Floricultura) estimava crescimento de 15% no mercado de flores com previsões de alavancar o crescimento em 2022 de 12% acima de 2021, resultados esses que estão sendo creditados à melhoria da comercialização na cadeia do frio e na logística.

 

Quais os métodos formas de armazenamento de flores?

Segundo NOWAK et al., 1991, “as flores são colocadas em uma câmara fria, com atmosfera artificial e controle preciso das concentrações de oxigênio (baixo) e gás carbônico (alto). Desta forma, consegue-se reduzir a taxa de respiração, reduzindo todos os processos metabólicos e inibindo a síntese e a ação do etileno”.

 

Como armazenar flores comestíveis?

Segundo pesquisa desenvolvida pelo Embrapa Hortaliças, flor comestível capuchinha (Tropaeolum majus) é rica em vitamina C e minerais, como potássio, cálcio e zinco, além de compostos sulfurosos benéficos ao sistema imunológico, e dura mais tempo se mantida em torno de 5ºC.

 

Como armazenar flores na câmara fria?

A câmara fria de armazenagem de flores é utilizada para controlar a temperatura do ambiente interno e assim manter sua qualidade original, pois o processo de refrigeração desacelera seu metabolismo, fazendo com isso, que a qualidade do produto seja preservada até o momento de entrega ao cliente final.

 

Como é feito o transporte de flores?

Veiling Holambra é um dos principais centros de distribuição de flores e plantas ornamentais, possuindo um sistema próprio de comercialização, o de pregão. Por meio de um leilão de flores e plantas, compradores disputam lotes.

Trata-se de uma referência na formação de preços para o mercado brasileiro e uma referência mundial para o segmento em países da América Latina e Europa, pois são 10 mil transações comerciais realizadas nos dias de maior movimento.

Apesar da Veiling Holambra não realizar o transporte, ela presta assessoria ao produtor sobre como as plantas devem ser transportadas.

Toda essa expertise permite apresentar as melhores práticas para o transporte, que deve ser realizado através de caminhões com câmaras frias com baixa oscilação de temperaturas e em baixa temperatura que permita manter as mesmas condições no jardim.

 

Como e feito o transporte de flores no modal aéreo?

No transporte aéreo os seguintes produtos: flores, plantas, alimentos, peixes e frutos do mar são exemplos de cargas perecíveis que possuem regras específicas de transporte.

Para o transporte de flores, a tabela de transporte aéreo apresenta um valor de tarifa que chamamos de “tarifa específica”.

Para esse tipo de transporte, são necessárias embalagens com isolamento térmico preparadas para sobreviver à viagem sem danos, além disso, as plantas recebem um suplemento de sais minerais e suas raízes são envoltas por terra úmida.

Hoje, em média, são transportados 500 Kg de flores por dia no modal aéreo.

A cada dia que passa, conseguimos verificar que a logística vem fazendo a diferença dentro das organizações e, principalmente, fazendo com que os produtos e serviços cheguem da melhor maneira possível para o cliente final.

 

Victor Adriano Tavares Victor Adriano Tavares

Possui graduação em Administração, Especialização em Logística, Docência do Ensino Superior, Gestão de Equipes, Gestão e auditoria ambiental e Gestão escolar e Coordenação Pedagógica. Professor Universitário (Administração e Logística), proprietário da Vs2l Transportes e Analista da Educação Profissional – Firjan/SENAI – Departamento Regional do Rio de Janeiro.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal