Marketplace e logística: entenda o valor dessa amizade
Com o advento da pandemia no Brasil, passamos a conhecer de perto uma nova forma de fazer transações comerciais, fenômeno que surgiu na década de 90 com o aparecimento das grandes empresas americanas Amazon e Ebay.
Essa nova modalidade começou a ganhar forma mais robusta em nosso país a partir do século XXI, pois, nos primeiros anos, tivemos também a evolução da internet. Com isso, surgiram as primeiras lojas virtuais, como o Ponto Frio, a Livraria Cultura e a Americanas.com.
Esse fenômeno chama-se marketplace, que, em tradução literal significa a união os termos ingleses market, que significa “mercado”, e place, que é “lugar”. O mercado pode ser tanto em um espaço físico quanto em um espaço virtual.
Evolução cronológica do marketplace no mundo
Fonte: ecommercebrasil
Expansão
Dados divulgados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) mostram que o comércio eletrônico começou a obter os melhores resultados a partir do ano de 2006, quando registrou crescimento de 72%.
Crescimento do e-commerce no Brasil
Anos | Volume (B) | Crescimento |
2003 | 1.200,00 | 50% |
2004 | 1.700,00 | 42% |
2005 | 2.500,00 | 47% |
2006 | 4.300,00 | 72% |
2007 | 6.300,00 | 47% |
2008 | 8.200,00 | 30% |
2009 | 12.600,00 | 54% |
2010 | 16.880,00 | 34% |
2011 | 21.440,00 | 27% |
2012 | 25.500,00 | 19% |
2013 | 31.110,00 | 22% |
2014 | 39.500,00 | 27% |
2015 | 48.190,00 | 22% |
2016 | 53.491,00 | 11% |
2017 | 59.910,00 | 12% |
2016 | 68.896,00 | 15% |
2019 | 89.824,00 | 23% |
2020 | 105.992,00 | 18% |
2021 | 122.951,00 | 16% |
2022 | 140.164,00 | 14% |
2023 | 159.787,00 | 14% |
Fonte: ABComm
Obs.: E importante ressaltar que na época em que a pesquisa foi realizada, os anos de 2019 até 2023 eram projeções.
Fazendo um comparativo, segundo as projeções apresentadas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico e os dados coletados pela Ecommercebrasil no ano de 2019, o marketplace teve um crescimento de 13%, com um faturamento de R$ 17, 6 bilhões comparado aos 12% da média do e-commerce, que representa um faturamento de R$ 26,4 bilhões.
Essa diferença no faturamento vem demonstrando que em relação ao crescimento médio, o marketplace vem ganhando cada dia mais espaço e adeptos. Importante também ressaltar que esses números representam os dados coletados no primeiro semestre.
Já na análise do ano de 2020, quando estávamos no auge da pandemia, o marketplace representou 78% do faturamento do e-commerce.
Nota: De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), somente entre os meses de março a julho, foram abertas 150 mil novas lojas on-line no Brasil.
Perfil dos consumidores
Com a expansão desta nova modalidade de se fazer negócio, as organizações começaram a mapear para entender o perfil dos consumidores que estavam acessando as plataformas para realizar suas compras.
De acordo com a pesquisa realizada pela Compre & Confie, que gerou o relatório Neo Trust, em parceria com o e-commerce, durante o 2º e o 3º semestres de 2020, contabilizou-se um crescimento de 5,7 e 5,8 milhões (respectivamente) de pessoas que realizaram a primeira compra on-line.
Diante desses números espetaculares, a pesquisa demonstrou os seguintes dados:
Fonte: b2wmarketplace
E importante salientar que apesar do público feminino realizar um maior número de transações nos períodos estudados, o público masculino, no que diz respeito ao tíquete médio (R$ 475,00), possui os valores mais altos, em relação ao tíquete médio delas (R$ 360,00)
Participação regional
Levando em consideração a regionalidade dos consumidores que estão usando esta nova forma de transação, o Nordeste foi a região que apresentou o melhor desempenho comparado a 2019, com um crescimento de 60,9%. Logo após vem o Sudeste, com 54,9%, a região Centro-Oeste, com 47,1%, o Sul, com 39,2%, e o Norte do país, com crescimento de 44,1%.
Fonte: ABComm e Movimento Compre & Confie
Logística
A expansão do marketplace agregou vários benefícios para aqueles lojistas que não teriam condições de manter uma plataforma online. Porém, não somente os lojistas se beneficiaram com o crescimento deste segmento de mercado. A logística também se beneficiou com a concentração dos vendedores internos, isto é, os marketplace estão se empenhando cada vez mais para desburocratizar os processos e, com isso, facilitar o fluxo logístico, tornando assim os processos mais ágeis e eficientes.
No novo cenário, a logística também precisou se adequar, oferecendo as melhores tecnologias existentes para otimizar as operações e atender todas as demandas, visando o aumento da lucratividade das atividades logísticas, além de poder também oferecer serviços de armazenagem e transporte para os pequenos e médios negócios hospedados nas plataformas.
Conclusão
A integração do marketplace com a logística visa buscar atender as demandas existentes em uma nova realidade de mercado consumidor. As transformações pelas quais o mundo moderno vêm passando demonstram um novo jeito de efetuar compras pela população.
Essa parceria também permite padronizar os serviços oferecidos no que diz respeito à regionalidade e à característica do consumidor, realizando a integração das ferramentas que ajudam na melhoria do controle do estoque disponível, permitindo um melhor atendimento das demandas dos lojistas e dos consumidores que fazem suas transações através da plataforma.