Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 4 de dezembro de 2023

O princípio da filosofia lean

A filosofia lean, “enxuta” em tradução livre, vem ganhando cada vez mais adeptos entre as empresas brasileiras. Originada no Japão, pode ser aplicada a qualquer negócio para eliminar desperdícios e melhorar continuamente os processos.

Um programa de excelência operacional baseado na filosofia lean estabelece padrões de trabalho, soluciona problemas em definitivo, melhora os processos continuamente, elimina os desperdícios, desenvolve e potencializa a capacidade das pessoas. A filosofia é baseada nos princípios Valor, Fluxo de Valor, Fluxo Contínuo, Produção Puxada e Perfeição.

Ela também cria líderes que respeitam e se desenvolvem junto com suas equipes para a melhoria contínua, cria equipes autônomas, reduz o lead time (período entre o início e fim da atividade) e aumenta a confiança na relação empresa-cliente-colaborador.  

A filosofia Lean surgiu no Japão. Os princípios básicos dessa filosofia estão nas obras teóricas de Taiichi Ohno e Shigeo Shuigo, engenheiro e chefe de produção da Toyota após a Segunda Guerra Mundial. Taiichi Ohno liderou o desenvolvimento de um sistema de gestão, nas décadas de 1950 e 1960, que buscava a mais alta qualidade no menor prazo e com o menor custo, eliminando o desperdício, chamado Toyota Production System (TPS), em português Sistema Toyota de Produção.

O princípio lean foi introduzido no Brasil na indústria automobilística a partir da década de 1990. Algumas montadoras, como a Toyota e a Honda, que já haviam adotado com sucesso o Sistema Toyota de Produção no Japão, decidiram estabelecer fábricas no Brasil. Essas empresas implantaram os princípios e técnicas do Lean Manufacturing em suas operações locais, com o objetivo de melhorar a eficiência, reduzir desperdícios e aumentar a qualidade.

O conceito se disseminou em treinamentos, cursos, consultorias, eventos promovidos por especialistas e empresas que já haviam adotado o lean. A filosofia se expandiu para setores como serviços, saúde e construção civil, entre outros. Atualmente existem várias organizações e profissionais no Brasil dedicados à disseminação e aplicação dos princípios lean, contribuindo para a melhoria da produtividade e da qualidade em diversos segmentos.

Antonio Wrobleski Antonio Wrobleski

Especialista em logística, presidente da BBM Logística, sócio e conselheiro da Pathfind. Engenheiro com MBA na NYU (New York University) e também sócio da Awro Logística e Participações. Ele foi presidente da Ryder no Brasil de 1996 até 2008. Em 2009 montou a AWRO Logística e Participações, com foco em M&A e consolidação de plataformas no Brasil. Foi Country Manager na DHL e Diretor Executivo na Hertz. O trabalho de Antonio Wrobleski tem exposição muito grande no mercado Internacional, com trabalhos em mais de 15 países tanto no trade de importação como de exportação. Além disso, ele é faixa preta em Jiu-jítsu há 13 anos e pratica o esporte há 30 anos.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal