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Conteúdo 6 de outubro de 2013

Planejamento da demanda, o início de tudo

Uma parte considerável, dos desafios logísticos, surge devido à ausência, de processos organizados, que visem o correto entendimento do comportamento da demanda do mercado com relação aos itens comercializados pela organização.

Infelizmente, ainda é comum ouvirmos que é “impossível” prever como o mercado vai se comportar, em termos compra, nos meses seguintes. Em algumas empresas, a área comercial, com base, em seus conhecimentos (que devem sempre ser considerados) estima uma quantidade de vendas para cada item. Muitas vezes esta estimativa é confundida com a meta que a organização estabeleceu, e esta interpretação equivocada pode gerar grandes transtornos.

Se a previsão de vendas é muito alta e, não existe capacidade logística para atender a mesma, a área comercial se sente “freada” e diz que não conseguirá atingir as metas devido a não ter produto para vender. Do outro lado, se com base na “estimativa” de vendas foram alocados diversos recursos (que geram custos) e disponibilizadas as quantidades estimadas e, por algum motivo, as estimativas não foram atingidas, a organização fica com um estoque elevado.

Mas como podemos buscar a melhoria neste processo, visto que o mercado é dinâmico?

•    A base de tudo é que todas as áreas envolvidas neste processo (Mkt, Vendas, Operações, Logística, Finanças) estejam conscientes da necessidade de dedicar atenção ao processo de planejamento de demanda.

•    Em seguida indico que a organização comece a discutir, refletir e elaborar, mesmo que de maneira ainda incipiente, o planejamento de demanda dos seus principais produtos. Mas cuidado,  não tenha a pretensão de acertar 100%. Este processo vai amadurecendo com o tempo, e acertar 30% por exemplo, já é bem melhor do que trabalhar com os olhos vendados em termos de previsão.

•    A evolução deste processo seguira com a implementação de processos de S&OP (Sales & Operations Planning).  Estes processos podem proporcionar ganhos  fantásticos para as organizações como: melhoria na acurácia da previsão de vendas, possibilidade de otimização do uso dos ativos (máquinas, instalações e veículos), redução dos níveis de estoques, melhoria no atendimento ao cliente (redução de faltas de itens no pedido), melhoria na relação com fornecedores participantes da cadeia produtiva que são impactados pela ausência de planejamento e, maior integração entre as diversas áreas internas que passam a trabalhar com o mesmo objetivo de satisfazer Clientes, Empregados, Vizinhos e Acionistas.

•    Desenvolva processos claros e simples de coleta e análise de dados;

•    Escolha softwares que possam lhe suportar na análise e no processo de tomada de decisão. Hoje o mercado dispõe de diversos softwares que atendem muito bem esta demanda.

•    Estabeleça indicadores de desempenho, monitore e atue sobre os desvios;

•    Mostre para a empresa a evolução obtida e os ganhos conseguidos

Sabemos que realizar planejamento de demanda é um dos grandes desafios do gestor logístico. Entretanto, a ausência deste processo traz ainda mais desafios para todo o processo logístico.

Hélio Meirim Hélio Meirim

CEO da HRM Logística Consultora & Treinamento, atuou por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior (Estados Unidos, México, Chile, Espanha e Portugal), em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, transportadores, varejo, e-commerce, indústria farmacêutica, alimentícia, siderúrgica, química e agrobusiness. Mestre em Administração, possui especializações em Marketing, Logística, Docência Superior e Análise de Projetos e Sistemas. Mentor, professor, escritor e palestrante em diversos eventos nacionais e internacionais e coordenador da Comissão de Logística do Conselho Regional de Administração – RJ. Por dois anos, recebeu a moção honrosa por serviços relevantes prestados à profissão de Administrador, concedida pela ALERJ – Assembleia Legislativa RJ. Continua sendo um eterno estudante e pesquisador.

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