Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 2 de abril de 2009

Com 260 mil carros, País retoma vendas recordes

Com uma média diária de 12,6 mil veículos emplacados, a indústria automobilística deverá fechar este mês com 260 mil unidades. Será o melhor março, com um volume 12% superior ou igual ao mês do ano passado (232,1 mil). Segundo dados preliminares, até sexta-feira o setor automotivo já havia contabilizado a venda de 223 mil veículos.

"O crescimento do mercado deverá se manter consistente até junho, com produção e vendas aquecidas, já que o IPI reduzido deverá ser prorrogado até o final do primeiro semestre deste ano", preveem analistas do setor.

Com o impulso do negócio garantido pelo imposto menor, a indústria automobilística deverá fechar este mês com cerca de 170 mil carros estocados, volume equivalente a 20 dias de vendas. Em novembro, o volume de carros estocados ultrapassou 300 mil unidades. "No meio da crise isso é um bom resultado para o setor automotivo", afirma Wilson Rocha, diretor de vendas e engenharia da TRW Automotive.

"Apesar das incertezas, ainda temos todos os indicativos que o ano de 2009 será bom", disse Alberto Thimm Mirara, diretor comercial da Elring Klinger, subsidiária brasileira do grupo alemão que fabrica componentes de vedação para os veículos.

"Todas as montadoras estão comprando mais componentes e, para dar conta da demanda, tive que importar aços especiais da Europa. Fiz reposição parcial das vagas e estou utilizando horas extras na linha de produção", destacou Mirara.

Segundo ele, a redução do imposto e a liberação do financiamento, trouxe de volta o consumidor. A demanda está crescendo e, em algumas concessionárias não há carro para pronta entrega. "Ou leva o modelo que tem ou espera 50 dias para retirar o automóvel que deseja".

A Volkswagen, que lidera as vendas de automóveis no País, já está reforçando a sua produção na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo. Depois de negociar com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (SP) as horas extras em todos os sábados deste mês, decidiu estender o acordo para mais dois sábados de abril, segundo informou a empresa.

Na fábrica de Taubaté, onde emprega 5,7 mil funcionários, a Volkswagen produz 1,1 mil unidades diárias do Gol e do Voyage, modelos que estão com grande procura.

"Para aproveitar o desconto do IPI os consumidores estão preferindo comprar carros populares com mais opcionais e isso está se tornando um bom apelo de vendas para as montadoras", comentou Mirara.

Brasil mais motivado

Segundo o diretor da Elring Klinger, a recuperação rápida do mercado automotivo brasileiro está chamando a atenção da matriz da Elring Klinger, que avalia que "o Brasil está em condições diferentes dos demais países em meio a turbulência provocada pela crise", diz para acrescentar "A matriz não o vê o setor automotivo tão motivado em outro lugar do mundo como no Brasil", disse o diretor da Elring Klinger.

Assim como a Volkswagen, outras montadoras também deverão ampliar a produção dos seus modelos. Nas concessionárias da General Motors faltam automóveis para atender a demanda. O mesmo acontece com os modelos das japonesas Honda e Toyota.

Fonte: Gazeta Mercantil

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal