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Tecnologia 21 de agosto de 2017

Com plataforma de dados e inteligência artificial, TOTVS inicia nova era de inovação

Todos os nichos de mercado, independentemente do tamanho, estão sendo transformados pela revolução digital, não tem como fugir. Pensando nisso, a TOTVS (Fone: 0800 7098100) lançou a Carol, plataforma de inteligência artificial (IA) que “aprende” com os dados inseridos e ajuda os administradores de empresas de qualquer segmento e porte a tomar ações assertivas. A ferramenta também atua como uma assistente virtual, respondendo perguntas e oferecendo insights de negócios.
Uma das aplicações desenvolvidas com a plataforma de IA foi com a Bematech, empresa do Grupo TOTVS de dispositivos inteligentes e Internet das Coisas (IoT). Partindo do Bemacash, solução para ponto de venda voltada aos micro e pequenos varejos, a Carol passou a receber dados das vendas realizadas pelos clientes através de componentes de IoT. Com milhões de recibos sendo processados por dia, a primeira ação tomada pela plataforma é o saneamento e a qualificação desses dados. Por exemplo, somente o produto Coca-Cola foi registrado de 986 formas diferentes pelos estabelecimentos analisados. Utilizando técnicas de deep learning, algoritmos genéticos e redes neurais, a tecnologia consegue entender que todos são refrigerantes produzidos pela mesma empresa com diferentes sabores e tamanhos.
O próximo passo então é utilizar o engine de machine learning para levar insights de negócios a esses comércios. Desta forma, os empresários podem entender como eles estão se saindo no seu segmento em comparação aos concorrentes da região, qual a previsão de vendas baseada em eventos externos, como clima e feriados, e até planejar uma expansão.
À medida que a plataforma recebe novos dados, mais ela aprende e conhece melhor aqueles setores. A capacidade infinita de aprendizado também é acelerada a partir das APIs abertas da ferramenta, permitindo que qualquer pessoa ou empresa ensine novas habilidades e crie modelos em cima da Carol. Assim, conforme alguém a ensina, os demais clientes também se beneficiarão dessa inteligência, abreviando a evolução e os benefícios do uso da inteligência artificial. Vale lembrar que os dados são propriedade dos clientes, mas há informações públicas que podem ser disponibilizadas de forma agrupada.
Este aprimoramento constante permitiu a criação de outra aplicação da IA ao Bemacash: o auxílio a processos extremamente complexos, especialmente para pequenos empresários, como a precificação de produtos e serviços. Definir por quanto vender determinada mercadoria depende de diversas análises, como mercado-alvo, concorrência, custos, sazonalidade, entre outros fatores. Com a Carol, ao criar um novo produto no Bemacash, o cliente vai receber uma notificação dentro do próprio software com sugestão de preço, de forma instantânea.
Vicente Goetten, diretor executivo do TOTVS Labs, diz que aos poucos todas as soluções da empresa incluirão ciência de dados e inteligência artificial. “No entanto, continuamos precisando de pessoas para garantir que os modelos sejam frequentemente melhorados e que a máquina aprenda constantemente. Portanto, o futuro é a combinação entre soluções e plataformas simples e modernizadas em conjunto com inteligência artificial e pessoas”, afirma.
Para Laércio Cosentino, CEO da TOTVS, o contexto da plataforma está nas ferramentas segmentadas. “Não acreditamos em soluções genéricas. Por isso, temos cientistas de dados atuando juntamente a cada um dos segmentos com o objetivo de desenvolver soluções verticalizadas powered by Carol e, assim, resolver os problemas de cada setor e aumentar a capacidade dos nossos clientes”, reforça.
Após dois anos de desenvolvimento, pesquisas e testes, a Carol continuará sendo enriquecida para ser disponibilizada em definitivo ao mercado até o final do ano, com mais habilidades e para diversos segmentos. Alguns dos setores que podem se beneficiar da solução são: agricultura, varejo, turismo, manufatura e educação.

Transformação digital
I
mpulsionada pelas mudanças de comportamento da sociedade, a TOTVS estruturou a sua transformação digital em uma jornada de quatro anos, iniciada em 2015, dividida em três pilares. O primeiro dele é Cultura e Ambiente, que tem o colaborador no centro da inovação. Segundo a empresa, para que o colaborador ajude a construir uma nova empresa, ele precisa viver a inovação internamente. Para isso, a companhia investiu em uma nova sede, com mais de 65.000 m², na Zona Norte de São Paulo, inspirada em modernas companhias do Vale do Silício. A ideia foi criar um novo layout e priorizar a tendência de espaços abertos, com grandes áreas de trabalho, sem divisórias, para promover a livre circulação de pessoas, o compartilhamento de ideias e a produção de conhecimentos.
O segundo pilar é Processo e Atendimento. Para a empresa, oferecer um atendimento mais rápido e simples aos clientes é outra prioridade. Alinhada ao modelo de negócios disruptivos, sem intermediações e com possibilidade de escalonar, a TOTVS oferece uma nova plataforma digital, que vai além de ser um e-commerce. É um novo jeito de desenvolver e entregar softwares de gestão (ERP), 100% na nuvem e demais serviços agregados.
O terceiro e último pilar é Oferta e Portfólio. “Não dá para mudar isso tudo e continuar vendendo os mesmos produtos. Precisamos inovar e oferecer soluções aderentes às necessidades dos nossos clientes, que precisam atender, também, aos novos comportamentos dos seus próprios clientes”, expõe Cosentino.
Para atender a essas novas demandas, a companhia tem investido em soluções mobile, cloud, cognitivas e baseadas em inteligência artificial. O foco, de acordo com a marca, é oferecer uma maior conveniência aos clientes para que eles possam ter acesso a tecnologias cada vez mais leves, de forma simples e rápida.

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