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Last Mile 28 de março de 2024

Como um dos maiores grupos logísticos do Brasil se tornou o braço direito da Shein e da Shopee

Enquanto milhares de brasileiros esperam por suas encomendas da Shopee e da Shein todos os dias, os bastidores logísticos dessas duas empresas estão a todo vapor para garantir que os produtos cheguem aos seus destinos. No last mile — última etapa de todo o processo —, quem fica responsável é o Grupo MOVE3, referência nacional em logística. Atualmente, os pacotes da Shein e da Shopee somam cerca de 2 milhões de entregas por mês realizadas pelo grupo, o que se traduz em 10% do faturamento, em média.

O início dos trabalhos foi em 2022, quando o CEO do grupo, Guilherme Juliani, conheceu um dos diretores de operações da Shopee. “Sempre estive muito presente em fóruns, eventos e comunidades mundiais sobre logística. Foi assim que tive a oportunidade de entender melhor as necessidades de grandes empresas asiáticas que atuam no Brasil. O objetivo, daí para frente, foi nos esforçar para prestar um atendimento à altura, e fico muito feliz em dizer que conseguimos cumprir as expectativas até hoje”, conta.

O horário foi um dos primeiros desafios a serem resolvidos. Segundo Guilherme Fernandez Saito Pinto de Andrade, Supervisor de Integração da MOVE3, o time que antes trabalhava das 8h às 18h precisou, em certos dias, trabalhar das 21h às 5h, por conta do fuso horário.

Além disso, o idioma e a cultura também foram distinções significativas. “Muitas questões vão além da simples tradução. As documentações e toda essa parte burocrática precisam ser minuciosamente esclarecidas, porque o modo como o Brasil funciona é bem particular. Precisamos explicar, por exemplo, o que é CPF ou CNPJ, bem como detalhes do sistema tributário que só existem por aqui”, ressalta Fernandez.

O supervisor também conta que as próprias interações com a equipe asiática tomam um ritmo diferente do que o que se está acostumado. “Eles são bastante objetivos e respondem a maior parte das perguntas diretamente com ‘sim’ ou ‘não’. É esperado que cada pergunta já seja formulada com todas as informações relevantes. Isso agora faz parte do nosso atendimento”, relata.

A nível técnico, Fernandez considera que não foi preciso realizar muitas mudanças, principalmente porque o grupo já se mantém constantemente atualizado com equipamentos e ferramentas de alta tecnologia. É uma das razões, inclusive, para que a parceria acontecesse.

“Ainda que tenham sido desafiadoras, todas as adaptações enriqueceram o time da MOVE3 em termos de experiência e bagagem. A integração entre gigantes de dois lados do mundo não tem como ser simples, mas pode ser simplificada, desde que haja flexibilidade e abertura a novas abordagens”, finaliza Fernandez.

A meta do grupo logístico, agora, é aumentar ainda mais o faturamento a partir dessas parcerias, e também abocanhar uma fatia maior do mercado asiático a partir deste ano. Afinal, o sucesso do atendimento já está comprovado; agora é só crescer.

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