Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Parceria 23 de julho de 2020

Connexxion Brasil participa no projeto do novo Centro de Distribuição da Alpargatas em Extrema, MG

Consultoria especializada em Supply Chain, logística e engenharia industrial, a Connexxion Brasil foi parceira da Alpargatas, dona das marcas Havaianas, Osklen e Mizuno, na estratégia de estruturação das operações do novo Centro de Distribuição da empresa em Extrema, MG. Em meados de março último, a Connexxion iniciou o desenho do layout e o acompanhamento para implementação (PMO), bem como o processo de seleção e contratação das transportadoras especializadas.

O Projeto

Além do prazo reduzido, um dos maiores desafios foi de desenvolver o projeto quase totalmente de forma remota, devido às questões de restrição de circulação, com reuniões em modo virtual, e assegurar a implementação de toda a operação no prazo estabelecido. A metodologia de gestão de projetos da Connexxion foi adaptada e teve a área de conhecimento “Gestão de Riscos” como sua principal referência.

Foram criados 10 grupos de trabalhos, com um total de 92 pessoas, entre Alpargatas, Connexxion e Luft, que trabalharam para a implementação entre os meses de março e julho, tendo um total de aproximado de 275 reuniões, 80 dias úteis de projeto e 230 horas de reuniões.

O novo Centro de Distribuição, com 13.000 m2, capacidade de 2,7 milhões de pares-peças e oportunidade de aumento para até 6,5 milhões de pares-peças, foi desenhado com o objetivo de aumentar a eficiência do fluxo operacional, garantindo atendimento às lojas (B2B) e direto aos consumidores (B2C/e-commerce e B2E – business to employee), com alto grau de fracionamento dos mais de 20.000 itens.

Resultados

O prazo do Go-Live foi atendido com a qualidade esperada. O monitoramento da equipe de projetos Alpargatas junto aos seus stakeholders continua intenso, evitando potenciais impactos de prazos e qualidade.

Estima-se que além do aumento na capacidade de armazenagem, o projeto prevê um aumento da produtividade na ordem de 40% e, como consequência, uma melhoria significativa no nível de serviços. No transporte, além da redução do prazo de entrega em diversas regiões, o projeto gerou uma redução nas despesas em aproximadamente 30%.

Tendo como missão “liderar a transformação da cadeia de suprimentos, desenvolvendo a estratégia de operações mais apropriada para os negócios”, a Connexxion Brasil oferece um portfólio de soluções baseadas no resultado de centenas de projetos realizados e na experiência dos seus profissionais, dominando as melhores práticas em logística e Supply Chain e com a possibilidade de reunir especialistas de todo o mundo, por meio de suas parcerias internacionais.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal