Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Caminhões 11 de junho de 2024

Danfoss leva caminhão elétrico da Dinamarca para Le Mans, na França

O grupo de engenharia dinamarquês Danfoss anunciou hoje que irá conduzir um dos seus caminhões elétricos da Dinamarca para Le Mans, na França, para coincidir com a corrida de 24 horas, juntamente com 47 carros elétricos. O caminhão elétrico de 20 toneladas e 17 metros de comprimento fará parte do que os organizadores chamam de “a maior viagem elétrica do mundo”.

O caminhão elétrico faz parte da frota de caminhões totalmente elétricos da Danfoss. Ele participará na viagem para destacar o potencial de eletrificação e descarbonização do transporte pesado e as muitas soluções tecnológicas que já existem hoje. O caminhão contém vários componentes essenciais da Danfoss, que registrou um crescimento significativo no seu negócio de eletrificação nos últimos anos.

“De todos os caminhões na Dinamarca, 48% deles percorrem menos de 300 quilômetros por dia. Portanto, não vemos barreiras tecnológicas nem práticas à conversão para caminhões totalmente elétricos. Para garantir a melhor produtividade possível, a infraestrutura de carregamento deve ser estabelecida principalmente em locais como terminais de carga, para que o tempo de carregamento seja igual ao tempo do recarregamento elétrico. Estamos enviando um dos nossos oito caminhões elétricos para Le Mans a fim de provar que, já hoje, é possível percorrer distâncias maiores. Em outras palavras, não há razão para termos ansiedade por causa da autonomia e, ao mesmo tempo, a eletrificação do transporte pesado dará uma contribuição significativa para a transição ecológica”, afirma Torben Christensen, Diretor de Sustentabilidade da Danfoss.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), os caminhões e outros transportes pesados emitiram 1,776 milhões de toneladas de CO2 ao longo do ano de 2020.

A viagem é organizada como um evento sem fins lucrativos pela empresa GodEnergi e tem como objetivo dissipar a ansiedade pela autonomia e demonstrar que é possível eletrificar os transportes, numa extensão muito maior do que normalmente se percebe hoje.

“Somos 115 participantes, nesta viagem rodoviária, que amam o automobilismo e os carros, e ao mesmo tempo, que desejam provar que é possível percorrer longas distâncias em veículos elétricos. Temos o prazer de ter a parceria da Danfoss e de seu caminhão elétrico, por ser essa uma empresa reconhecida por suas soluções e tecnologia em eletrificação”, afirma Jan Darville, CEO da GodEnergi.

Eletrificado desde Nordborg, na Dinamarca, até Le Mans, na França

A viagem elétrica composta pelos 47 carros elétricos e pelo caminhão elétrico partirá oficialmente da sede da Danfoss em Nordborg, na ilha de Als, no sul da Jutlândia, em 12 de junho.

De Nordborg, a delegação cruzará a fronteira para a Alemanha e chegará à Holanda no mesmo dia para uma escala.

No dia 13 de junho, a delegação seguirá da Holanda, passando pela Bélgica, até ao destino final: Le Mans, na França. Todo o comboio consiste inteiramente em veículos elétricos e todos os aspectos da viagem são eletrificados. Os participantes contarão com a energia dos carros participantes para o acampamento, inclusive quando cozinharão seus alimentos em churrasqueiras elétricas.

Enersys
Savoy
Retrak
postal