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Conteúdo 14 de setembro de 2010

De olho em expansão, Soft Tacos está buscando Operador Logístico

Expansão se deve à suavidade dos pratos, tradicionalmente picantes

A comida mexicana é conhecida mundialmente por ser bastante condimentada, o que não costuma agradar a todos os tipos de paladares. Pensando nisso, após passar um tempo nos Estados Unidos, onde conheceu a culinária mexicana, Silva teve a ideia de fundar a Soft Tacos e diminuir a quantidade de pimenta nos pratos para, assim, agradar ao paladar dos brasileiros.

O resultado disso é o crescimento acelerado que a rede vem tendo desde que foi criada, há pouco mais de dois anos. Para 2010, a expectativa é atingir a marca de 35 franquias em todo o país, onde já conta com 17 unidades em nove estados mais o Distrito Federal: São Paulo, SP, Santos, SP, Presidente Prudente, SP, Curitiba, PR, Londrina, PR, Foz do Iguaçu, PR, Balneário Camboriú, SC, Blumenau, SC, Brasília, DF, Goiânia, GO, Salvador, BA, Manaus, AM, Cuiabá, MT, Porto Velho, RO, e Fortaleza, CE.

Até o final deste ano, a Soft Tacos (Fone: 41 3079.6767), rede de franquias de comida mexicana que vem crescendo em ritmo acelerado desde 2007, pretende dobrar o número de unidades no Brasil – de 17 para 35. Por isso, o planejamento estratégico da empresa prevê a contratação de um Operador Logístico cujo atendimento abranja todo o país e, por consequência, todas as lojas.

De acordo com Dilson Silva, diretor-geral, idealizador e fundador da franquia, o rápido crescimento exige um controle mais rígido e a garantia de que os produtos serão entregues nos prazos estipulados com as unidades franqueadas. Desta forma, além de investir regularmente em melhorias, a Soft Tacos está em fase de aproximação com o mercado de logística, avaliando os principais players e observando de que modo eles podem agregar qualidade às operações.

Do ponto de vista de Silva, que é também chef de cozinha, no Brasil há grandes empresas que operam no ramo da logística com competência. Sendo assim, ao firmar a parceria com um OL, a Soft Tacos concentrará seus esforços na gestão da qualidade dos produtos e no desenvolvimento de estratégias para agregar valor à marca e tornar a experiência de consumo dos clientes cada vez melhor.

O fundador da franquia entende que a eficiência logística é essencial para a competitividade da Soft Tacos, pois interfere em toda a cadeia de valor, da compra dos insumos dos fornecedores à entrega final do prato na mesa dos clientes. "Quando a logística é tratada de forma estratégica, a empresa alcança ganhos de performance em toda a operação, porque os alimentos chegam em datas precisas, são estocados da forma correta, o manuseio é feito na temperatura correta, dentro do prazo de validade e de acordo com as regras de preparação de nossos pratos", observa.

Atualmente, a empresa trabalha com transportadoras locais, sendo que a distribuição é toda terceirizada, exceto em Curitiba, PR, onde fica o centro de produção que abastece a Região Sul do Brasil e as entregas são realizadas por meio de frota própria. O restante do país é abastecido pela produção feita no Rio de Janeiro, RJ. No caso das embalagens dos alimentos, a rede possui um fornecedor exclusivo, que conta com a parceria de um OL nacional.

Em alguns casos, a Soft Tacos utiliza o modal aeroviário combinado com o rodoviário para a distribuição. Isto porque um dos principais entraves logísticos enfrentados nas operações de transporte tem sido a falta de infraestrutura rodoviária, além da burocracia. "Em razão desses problemas, muitas vezes é usado o transporte aéreo, ainda que resulte em um custo logístico maior", aponta Silva.

Nesses casos, ele ressalta que o desafio da rede é não refletir este custo para o consumidor final e garante que a Soft Tacos tem um bom desempenho nesse sentido, em parte porque tudo o que é commodity (carnes, vegetais, frutas, etc.) é comprado localmente. Já os molhos, temperos e tortillas são produzidos pela franqueadora, o que ajuda a equilibrar os custos da operação.

Para o diretor-geral, a operação logística na área de alimentos tem certa complexidade. Segundo ele, na Soft Tacos, cada parte da matéria-prima tem regras rígidas e específicas de transporte e manuseio. Por isso, a empresa trabalha com OLs especializados no transporte de alimentos e exige sistemas de refrigeração e temperatura adequados, controle periódico da higieni-zação e uma série de outros requisitos definidos pelo núcleo de gestão da qualidade da franqueadora. "A armazenagem na unidade franqueada é padronizada, com regras claras sobre a validade, conservação, manuseio e preparação dos pratos da rede", destaca.

Em síntese, a logística da Soft Tacos funciona da seguinte forma: a franqueadora compra a matéria-prima dos seus produtos de fornecedores aprovados, além das bebidas de fornecedores específicos e homologados para toda a rede. No caso das bebidas, a logística é feita exclusivamente pelo fornecedor nacional. No caso dos alimentos, parte é produzida pela franqueadora e despachada para todo o Brasil, e outra parte é comprada localmente.

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