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Análise 24 de novembro de 2022

Digitalização é solução para excesso de estoque no varejo

Vimos o setor de varejo enfrentar uma série de desafios nos últimos anos e a situação do mercado continuará a ser um teste para as empresas em 2023. Durante os períodos de isolamento social, os consumidores passaram a investir nas compras online, e quando as restrições diminuíram e o mundo começou a se abrir, as pessoas passaram a investir na indústria de viagens e lazer.

Agora, nos deparamos com níveis recordes de inflação e os consumidores estão mais uma vez mudando o comportamento de consumo e investindo apenas em produtos essenciais, como alimentação, saúde e higiene. 

Essa queda na demanda não é por falta de oferta. Os varejistas têm muitos bens de consumo em estoque que não estão se movendo rápido o suficiente. A Market Scale relata que alguns varejistas estão com excesso de estoque em até 30%, o que os forçou a reduzir os preços ou aumentar o estoque nos liquidatários para manter o ciclo do produto em movimento com as estações.

No mundo da logística, isso significa que os armazéns estão cheios e terminais, principalmente europeus, estão acumulando contêineres cheios de estoque de varejo — resultando potencialmente em altos custos de tarifa de Detenção e encargos e adicionando interrupções nas cadeias de suprimentos das empresas. Simplificando, muitas empresas de varejo agora enfrentam congestionamentos de estoque. 

Embora seja difícil reverter os problemas de excesso de estoque e encontrar soluções imediatas do ponto de vista da cadeia de suprimentos, existem alternativas que as empresas podem fazer para amenizar o impacto, revela Johanna Hainz, Global Vertical Head, Varejo da Maersk. 

“Os contêineres nos portos que acumulam custos podem ser movidos para pátios, a fim de se tornarem mais econômicos, ou mesmo esvaziados em locais fora do cais para dar às empresas mais visibilidade sobre as mercadorias. Além disso, a devolução de equipamentos pode reduzir custos e ajudaria a manter a cadeia de suprimentos global em movimento.”

Soluções flexíveis 

Uma dessas ferramentas que permite gerenciar o fluxo de carga conforme os padrões de demanda é o Flex Hub da Maersk, que tem sido usado com frequência pelas empresas em 2022 durante essas grandes flutuações na demanda do consumidor.

Com a flexibilidade de armazenar cargas em hubs próximos aos principais mercados ou mesmo na origem, as empresas têm controle sobre quando é o momento certo para entregar o pedido. Isso proporciona uma redução de até 70% nos prazos de entrega, permite se adaptar às situações de mercado em constante mudança e priorizar a carga conforme o esperado.

Adicione isso à visibilidade em tempo real do estoque nos hubs e a uma possível redução de custo de 30% pode acontecer em relação ao armazenamento tradicional, tornando-se uma solução muito viável para as atuais circunstâncias do mercado de varejo.

“À medida que nos movemos cada vez mais para um futuro digitalizado, o mundo do gerenciamento de estoque de varejo será moldado em torno de dados e totalmente conectado a uma cadeia de suprimentos integrada. As soluções oferecerão não apenas visibilidade de trânsito e armazenamento, mas também visibilidade total de ponta a ponta para medir os níveis de estoque em contêineres, armazéns e no destino final”, destaca Johanna .  A Maersk já está construindo soluções focadas em visibilidade em suas operações de logística integrada para clientes, fornecendo às empresas as ferramentas necessárias para evitar futuras crises de estoque e gerenciar as flutuações do mercado com eficiência.

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