Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Editorial 16 de outubro de 2023

Diversidade de assuntos

Mais uma vez, e antenada com as novidades e tendências do mercado, a revista Logweb contempla uma série de matérias e, também, de cases. Vamos ver o que temos nesta edição?

A matéria de capa trata da descarbonização no segmento de logística. Um assunto da máxima importância, considerando o impacto significativo que o setor de logística tem nas emissões globais de gases de efeito estufa. Daí ouvirmos especialistas dos mais variados segmentos. Certamente, um assunto que vai gerar muitos debates.

Mais uma matéria interessante e atual trata da revisão da malha logística, sobretudo em função de o mercado exigir mais agilidade na entrega a um custo mais justo. Aqui, os participantes debatem os principais desafios para obter este resultado, os elementos a serem considerados ao consolidar a malha física de abastecimento, os alvos, critérios e metodologias de estudo ao revisar a malha logística, entre tantos outros tópicos. Um guia especial, principalmente para as empresas que atuam no e-commerce.

Outro destaque fica por conta da segurança, tanto física, quanto cibernética, nas empresas atuantes na cadeia logística. Entre os assuntos discutidos, os principais desafios enfrentados, os tipos mais comuns de ataques digitais e as medidas que as empresas podem adotar para fortalecer sua segurança cibernética, entre outros. Mais uma matéria de grande importância para as empresas que atuam no setor e enfrentam problemas de segurança, tanto interna, quanto externamente.

A nova Norma Técnica para o setor de estruturas de armazenagem também é focada nesta edição. As respostas aqui cabem a perguntas como a atualização das Normas Técnicas para estruturas de armazenagem podem impactar a segurança e a eficiência da logística industrial no Brasil, as diferenças entre as normas brasileiras e as europeias e americanas e os desafios específicos associados à expansão das normas para abranger diferentes tipos de estruturas, como portapaletes, drives e mezaninos. Na mesma matéria, foco nos acidentes com estruturas de armazenagem: as principais causas e as medidas que estão sendo tomadas pelas autoridades reguladoras e pela indústria de logística para melhorar a segurança em instalações de armazenagem e garantir a conformidade com as normas técnicas.

E finalizando os destaques, um “case especial” sobre a armazenagem, olhando para as empresas que têm investido na construção ou na ampliação de Centros de Distribuição nos mais diversos locais do país. Elas contam os motivos de tais ações e os benefícios esperados, entre outros.

E, na nossa entrevista do mês, foco no transporte ferroviário: Daniel Salcedo, diretor comercial da Brado, fala sobre o uso da ferrovia na logística de bens de consumo. Ele relaciona os benefícios, as oportunidades, limitações e os desafios entre outros assuntos.

Caro leitor, você está em contato com uma ótima e atual fonte de informações sobre o setor. Aproveite.

Os editores

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal