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Logística Portuária 13 de outubro de 2022

Docas do Rio implanta Sistema de Programação Ferroviária para melhorar eficiência logística dos portos

Entrou em operação no Porto do Rio de Janeiro, nesta semana, o Sistema de Programação e Controle das Manobras Ferroviárias (SISFER), desenvolvido pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), com um investimento da própria Autoridade Portuária no valor de R$ 90 mil.  

A ferramenta inovadora tem por objetivo a informatização dos procedimentos necessários à programação e à efetivação de entradas e saídas das composições ferroviárias, visando a melhoria da dinâmica operacional, com reflexo direto na eficiência logística dos portos. No Porto de Itaguaí, o sistema também será implantado ainda este ano. 

A última apresentação (fotos) sobre o sistema, antes de sua implantação, foi realizada para os representantes da operadora logística MRS, na quinta-feira (6). Por parte da Docas do Rio, estiveram presentes na reunião: o diretor de Gestão Portuária, Luiz Fernando Walther de Almeida e o assessor Rogério Dias; os gerentes de Acesso Terrestre do Porto do Rio de Janeiro, Guilherme Carvalho, e do Porto de Itaguaí, Debora Ramos; o gerente de Estruturação e Construção de Soluções, Eduardo Moreira; o técnico portuário, Lenilson Pereira; e o estagiário de Logística, Mateus Rodrigues. 

Com a implantação do sistema, serão atingidos os seguintes resultados, segundo Guilherme Carvalho: padronização e otimização de todas as fases do processo de programação e movimentação ferroviária; redução de impacto das manobras ferroviárias na eficiência dos demais modais de transporte e das operações portuárias; e o estabelecimento de condições favoráveis para um incremento na movimentação ferroviária. O sistema permitirá ainda a integração com outros sistemas dos terminais arrendados e dos operadores portuários e ferroviários. 

Eduardo Moreira informou que, durante as apresentações anteriores aos usuários externos, o ‘feedback’ recebido dos representantes das empresas arrendatárias e operadores portuários, foi muito positivo: todos consideraram o sistema como um grande avanço, sobretudo em relação ao ganho de agilidade e transparência no processo. 

Antes desse ‘software’, o processo era baseado em formulários físicos, com registros complementados manualmente e a troca de informações era realizada via e-mail e telefone. Esse cenário prejudicava a comunicação entre os ‘stakeholders’ que operavam ou se utilizavam do modal ferroviário, gerando, por vezes, prejuízos à eficiência operacional, pois limitava e retardava o compartilhamento de informações, a rastreabilidade do processo e a consolidação dos dados para fins gerenciais. 

O superintendente de Tecnologia da Informação da Docas do Rio, Carlos Cerveira, destacou que o desenvolvimento do SISFER é uma das ações previstas no Plano de Transformação Digital (PTD), cuja vigência é o triênio 2022-2024. O PTD tem por objetivo promover o aperfeiçoamento do uso das tecnologias existentes, na prestação dos serviços disponibilizados pela companhia, tanto a clientes internos quanto externos. Espera-se que, através do uso de soluções tecnológicas, a Autoridade Portuária consiga propor soluções mais práticas, rápidas e eficazes, tanto em questões rotineiras quanto em necessidades mais complexas que se apresentem. 

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