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Conteúdo 30 de dezembro de 2008

Dragagem de aprofundamento só será realidade em 2009

“Dragagem é a esperança de dias melhores para o Porto do Mucuripe”. Este foi o título de uma matéria publicada no PortoGente no final de janeiro de 2007 e que detalhava os projetos da Companhia Docas do Ceará na época. Dois anos depois, o porto ainda espera por esta dragagem para ampliar sua influência na economia e receber grandes navios em seus berços, que hoje não abrigam embarcações com mais de 11 metros de calado. A promessa é de que, em 2009, tudo será diferente.

“Garanto que o Porto do Mucuripe apresentará um grande salto em competitividade e eficiência em 2009”, avalia o diretor-presidente da Companhia Docas do Ceará, Sérgio Novais. E a esperança não poderia ser outra: trata-se da tal dragagem do porto, que depois de pronta elevará sua profundidade dos atuais 11 metros para 14 metros. O projeto foi entregue pela Docas à Secretaria Especial de Portos (SEP) em abril, mas entraves burocráticos impediram a publicação do edital até agora.

O aprofundamento do canal de acesso ao cais de Mucuripe deve ter início ainda no primeiro semestre de 2009, informa a assessoria de comunicação da Companhia Docas. O custo estimado pelo Governo Federal para a execução dos trabalhos é de R$ 40 milhões, garantidos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que fazem parte do Plano Nacional de Dragagem da SEP, que vai investir em 16 portos do País a quantia de R$ 1,4 bilhão.

“Nós só recebemos navios com 11 metros de profundidade e perdemos muito com isso. Queremos agregar valor e a expectativa é que a nossa capacidade de movimentação dê um salto muito grande daqui para frente. Maior profundidade significa novos clientes e, também, mais segurança para movimentação de navios. Para isso, obras como a dragagem serão primordiais. Trabalhamos para Mucuripe entrar na rota das grandes embarcações do mundo”, diz o presidente Novaes.

Com a dragagem, o complexo portuário de Fortaleza possibilitará a atracação de navios de até 100 mil toneladas e 300 metros de comprimento. “O porto ganhará bastante em produtividade e a expectativa é que possamos movimentar, já em um primeiro momento, cerca de 4 milhões de toneladas por ano, contra os atuais 3,6 milhões anuais”.

Por conta de sua estrutura obsoleta e seus 55 anos sem grandes modificações, o Porto do Mucuripe garantiu-se no mercado nordestino como um importante pólo exportador e importador de trigo. O trigo, juntamente com a movimentação de grãos, petróleo e um pouco de maquinaria, são os maiores responsáveis pela importância que o complexo ainda desempenha no Ceará.

 

 

Fonte: PortoGente – www.portogente.com.br
 

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