Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
E-commerce 18 de fevereiro de 2022

E-commerces oferecem entregas no mesmo dia para conquistar cliente

brinquedos-e-games-ecommerce

Nos dois últimos anos, os e-commerces viram seus negócios crescerem a cada mês, devido à pandemia. Segundo dados da MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, o crescimento do setor foi de 73,88%, sendo que todos os cantos do país registraram alta: Nordeste (100,34%), Sul (79,22%), Norte (73,24%), Centro-Oeste (72,87%) e Sudeste (68,74%). Analisando os números, percebemos que a concorrência no setor também aumentou e, a partir daí, as marcas começaram a buscar soluções que tragam benefícios para os clientes, como o same day delivery.

 

“Os consumidores que não podem sair de casa, procuram por comodidade máxima e marcas que atendam suas necessidades mesmo em um momento mais urgente. Ou seja, aquele e-commerce que promete realizar a entrega de determinado produto no mesmo dia, dentro de algumas horas, certamente leva vantagem”, analisa Lucas Buffo, CEO da Flores Online, primeiro e-commerce de flores e presentes especiais do país. E não é verdade? Algumas pessoas podem esperar por quatro ou cinco dias úteis – e isso pode significar ter que aguardar ainda mais com o final de semana -, mas quem não gostaria de poder comprar algo que esqueceu hoje e receber no mesmo dia?

 

Não é atoa que aplicativos de entregas diversas, por exemplo, caíram em gosto popular tão rápido. É preciso inovar dentro daquilo que é muito similar, mas não é tão simples assim. “Trabalhar com a logística do same day delivery requer muitos cuidados e uma certa inteligência de processos, ou seja, investimentos em tecnologia”, afirma. Buffo conta que para vencer os desafios, já que a Flores Online realiza entregas em até 3h, são feitos pequenos passos que ajudam a compor todo o cenário de satisfação e realização do cliente. “Nossa logística funciona de duas formas: a roteirização e a mão de obra. A parte de roteirização é feita por uma equipe própria e é a parte mais importante onde fazem acontecer as entregas dentro do lead time proposto pela marca. Essas equipes são especializadas em entrega e manipulação de flores, com treinamento feito por nós”, completa.

 

Atualmente, após a confirmação do pagamento, basta apenas agendar o horário. Os pedidos são separados por turno dentro do Centro de Distribuição em São Paulo e as floriculturas parceiras mais próximas do destino são acionadas para efetuarem as entregas. Para isso, foi feito um estudo detalhado, que aliado aos investimentos feitos em tecnologia, fez com que a Flores Online buscasse floriculturas parceiras em diversas cidades do Brasil, oferecendo todo o suporte necessário para a construção e manutenção das flores e arranjos e também nas entregas, fazendo parte, inclusive, da receita da própria floricultura parceira.

E não são somente grandes empresas que conseguem ajustar a logística para atender essa demanda, pelo contrário. A chance agora está nas mãos dos pequenos negócios! Em tempos de crise, de pandemia e de maior concorrência e disputa pela atenção dos clientes, oferecer produtos de qualidade e com um grande diferencial é essencial para despertar a atenção dos consumidores, que estão cada vez mais dispostos a comprar dos pequenos comerciantes.

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal