Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Veículos 16 de fevereiro de 2022

Em nova fase, Iveco anuncia ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão na América Latina até 2025

Para fortalecer sua presença na América Latina, a Iveco anunciou um novo ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão na região, que começou em 2021 e termina em 2025. A notícia marca a nova fase da empresa como parte do Iveco Group, líder automotivo global atuante nas áreas de Veículos Comerciais e Especiais, Powertrain e Serviços Financeiros.

O aporte é destinado ao desenvolvimento de novos produtos, como a linha Euro VI, e serviços (programas com foco em Costumer Experience, novo plano de treinamento de pós-venda na rede de concessionários, ampliação da linha NEXPRO – linha de peças testadas e homologadas pela montadora, entre outros), continuidade da expansão da Rede de Atendimento, nacionalização/localização no fornecimento de peças e componentes, incremento nos processos produtivos e contratações.

Deste montante, 60% são dedicados ao desenvolvimento de produtos, 13% à rede serviços, 12% à localização e 15% à processos industriais, conforme detalhou Márcio Querichelli, presidente do Iveco Group para a América Latina, na coletiva de imprensa que aconteceu em 10 de fevereiro.

“No primeiro trimestre de 2022, a expectativa é inaugurar mais quatro pontos de atendimento, na Bahia, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e Goiás, mantendo nosso ritmo de expansão”, disse. A empresa possui 158 pontos na América Latina.

Outro tema importante da Iveco que ganha força em 2022 é o programa “Brasil Natural Power”. A marca está investindo no desenvolvimento e na produção de caminhões pesados movidos a gás na fábrica de Sete Lagoas, MG, apostando na sustentabilidade e na rentabilidade do cliente. “Estamos adaptando o veículo já desenvolvido na Europa para as condições no mercado brasileiro, por exemplo, agregando maior robustez. Testes estão sendo feitos neste ano e, entre o fim de 2022 e o começo de 2023, será definida a data de lançamento”, expôs Querichelli.

Vale a pena ressaltar que a empresa contratou cerca de mil funcionários, entre colaboradores e executivos com grande vivência em players do segmento de transportes, para áreas-chave da montadora na América Latina (Veja em “Fique por Dentro”, no final desta edição).

2021 e 2022

Em 2021, a Iveco cresceu 70% em comparação ao ano anterior, enquanto o mercado no geral cresceu 43%, tornando a empresa a segunda marca que mais cresceu em vendas no ano. Outro número significativo é que, desde 2011, registrou um recorde no volume de produção de 120%.

Para 2022, a expectativa é crescer de 15% a 20% no Brasil, levando em conta os riscos e as oportunidades deste ano, como a mudança do Euro V para o Euro VI. Ricardo Barion, diretor das Operações Comerciais de Caminhões da Iveco, disse que os setores de maior demanda e que mais crescerão neste ano são construção, e-commerce e agricultura.

Destaques

Entre os destaques que motivaram os resultados da empresas está o Tector Auto-Shift, veículo importante no setor de coleta de resíduos, lançado em setembro de 2021, para o qual a empresa já recebeu mais de 500 consultas. “Levando em consideração os problemas na cadeia de abastecimento, estudamos ampliar a fabricação desse modelo”, disse Querichelli.

Outro destaque é a linha Daily. A campeã de vendas da marca se prepara para estrear em 2022 com um aporte de alta tecnologia, com foco na redução de emissões, conforto, economia e a estrutura chassi-cabine, que proporciona durabilidade e versatilidade para o modelo. O Iveco Daily 35-160 Euro VI nasce com o legado de fazer parte de uma gama de veículos apta para diferentes operações: frete em geral, transporte de produtos alimentícios, materiais de construção, equipamentos de manutenção, móveis, mudanças, autopeças, e-commerce, entre outros.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal