Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 18 de novembro de 2008

Em pregão de oscilações, Bovespa termina negócios com leve baixa

Depois de uma tarde de pequenas oscilações, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou com baixa discreta o pregão desta segunda-feira (17).

O Ibovespa, principal índice da bolsa paulista, terminou com desvalorização de 0,20%, aos 35.717 pontos.

A bolsa paulista teve um dia de variações: caiu durante toda a manhã, chegou a subir quase 2% durante a tarde e, desde então, passou a oscilar, com pequenas variações para cima ou para baixo.

Mais cedo, a Bovespa havia recuado em meio ao clima negativo dos mercados globais, diante da informação de que a economia do Japão entrou oficialmente em recessão, após registrar a segunda contração trimestral consecutiva, entre julho e setembro, de 0,4% em relação há um ano e 0,1% na comparação com o segundo trimestre.

Para entrar oficialmente em recessão, a economia de um país precisa "encolher" por dois trimestres seguidos. No segundo trimestre, o PIB já havia sofrido uma contração de 0,9% em relação ao trimestre anterior.

O secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurria, disse "esperar" que o Brasil não caia em recessão. Vários países do primeiro mundo como Inglaterra, Alemanha e Itália agora já se enquadram nessa tendência.

Os investidores também analisam os resultados da reunião do G20, realizada durante o final de semana em Washington. Os líderes dos países do grupo definiram um plano de ação de 47 pontos para tentar impulsionar o crescimento global e restaurar o sistema financeiro, mas deixaram a cargo dos governos de cada país a definição e a implementação do projeto.

Cenário brasileiro

No cenário nacional, o foco dos investidores vai para os novos índices de inflação divulgados nesta segunda. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) – indicador usado em muitos contratos de aluguel – desacelerou na segundo prévia do mês, com alta de 0,49%, contra os 0,86% do período anterior. Já o IPC-s ficou próximo à estabilidade, subindo 0,56% contra os 0,58% anteriores.

Nesta segunda, o mercado financeiro elevou, pela sétima semana consecutiva, a sua expectativa para a taxa de câmbio no fim deste ano, segundo dados divulgados pelo Banco Central. A expectativa dos analistas é que o dólar permaneça acima de R$ 2 nos próximos anos.

Terntativa de suicídio

Uma tentativa de suicídio paralisou parte dos negócios da BM&F no início da tarde desta segunda-feira, 17. Segundo a assessoria da BM&FBovespa, o operador da Corretora Itaú, Paulo Sergio Silva,de 36 anos, deu um tiro contra o próprio peito durante o pregão. Ele foi atendido no ambulatório da bolsa e transferido para a Santa Casa de São Paulo.

Em razão do tumulto, os negócios com índice futuro na roda foram parcialmente paralisados pelos próprios operadores. Os negócios no pregão eletrônico continuaram normalmente.

 

Fonte: Diário do Comércio – www.dcomercio.com.br

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal