Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 18 de setembro de 2007

Excel: segurança deve ser efetivada dentro de um conceito de resultados

A Excel (Fone: 11 6097.59 22) atua em todos os segmentos que abrange a segurança empresarial: segurança patrimonial; escolta armada; segurança pessoal; gerenciamento de risco; segurança eletrônica; inteligência operacional integrada na segurança.

“O principal diferencial da Excel está na sua especialização focada em operações de risco. Após 12 anos atuando na segurança em situações de risco que sempre envolvem projetos de proteção a operações com medicamentos, componentes e insumos de informática, eletroeletrônicos (DVD’s, microsysteam, telas de LCD/plasma, etc.), linha branca (geladeiras, fogão, máquinas de lavar, etc.), carregamentos de cigarros, cargas de pneus, etc., podermos afirmar que nunca tivemos qualquer site sobre nossa responsabilidade invadido. Este resultado permite a nossos parceiros condições de operação diferenciais e, até mesmo, possibilita negociações vantajosas em Apólices de Seguro, o que chega a compensar o custeio da estrutura de segurança”, afirma Benedito Fernando Rocha Pallu, diretor comercial.

Ele também informa que a Excel investe em seus profissionais de forma efetiva e, assim, sempre possui condições de fornecer equipamentos e procedimentos eficazes. “Entendemos que o emprego da tecnologia deve estar equilibrado com o projeto e a necessidade existente, pois de nada adianta oferecer um equipamento ‘de ponta’ se o custo do mesmo não é absorvido no processo. Sem dúvida alguma, dominamos a tecnologia a ponto de poder encontrar o equilíbrio necessário entre Custo x Beneficio x Resultado”, afirma Pallu.

Sobre os serviços oferecido pela Excel na área de segurança no transporte de cargas, o diretor destaca que cada vez que é preciso desenvolver um projeto, a empresa procura compreender as nuances de cada operação, pois atuar na proteção de cargas é interagir com um dos mercados de maior foco, chamado na empresa de “Crime Negócio”, e não permite amadorismo. “Fazemos uma avaliação de trajeto, desenvolvemos orientações es-pecificas, buscamos compreender fatores específicos do veiculo de transporte para termos como definido o fato de que o trajeto está adequado – não adianta colocar uma escolta e não perceber que um veículo mais antigo não vai superar um trecho de serra mais acentuado, por exemplo, com uma carga especifica. Ou seja, não nos limitamos a colocar um veiculo na esteira de um caminhão. Fazemos segurança na sua mais ampla realidade”, destaca.

Com relação às tendências em vista dos crescentes problemas de falta de segurança, o diretor acredita que o setor tem um grande espaço empresarial para desenvolver-se, porém, também visualiza que a profissionalização do segmento ira provocar uma depuração há muito acentuada, e necessária, tirando do mercado aventureiros e milagreiros. “Esta ótica está calcada na realidade de que fazer segurança é uma coisa séria e requer profissionais e muito trabalho – que não existem resultados eficazes sem muito trabalho”, completa.

Problemas

Sobre os principais problemas enfrentados pelas empresas no quesito segurança, o diretor comercial diz que fica difícil responder a esta questão sem tocar na realidade, onde a maior parte das empresas ainda não compreendeu que a segurança há muito deixou de ser um Centro de Custo que deve ser alocado no item despesa. “Falamos isso por que é muito comum, quando somos chamados para desenvolver um trabalho, escutarmos a seguinte frase: ‘Olha, vamos ter que mexer na segurança e queremos uma proposta. Mas, cá entre nos, sabemos muito bem que se o ladrão quiser, ele vem, entra e rouba.’ Esta nunca foi a nossa visão, muito pelo contrário, acreditamos que a segurança deve ser efetivada dentro de um conceito de resultados, que tudo tem a ver com as medidas que realizamos normalmente dentro de um empreendimento empresarial, assumindo riscos sim, porém calculados, minimizados dentro de um planejamento coeso e efetivo”.

Pallu lembra que a contratação de uma empresa especializada de segurança deve ser feita quando a sua atuação tornar-se um fator positivo dentro da rotina de uma empresa. “O que queremos dizer com isso é que, muitas vezes, a contratação de serviços de segurança traz ônus à rotina de uma empresa e/ou pessoa. Senão vejamos: uma família deve ter consciência de que a inclusão de um estranho na rotina da mesma é necessária para evitar danos maiores, como um seqüestro ou uma outra violência qualquer que pode provocar perdas irreparáveis, até mesmo de vidas. Isto deve ficar claro, por que, no caso da segurança pessoal como estamos falando, você contrata um serviço que tira liberdade, privacidade. Achamos bastante adequado que esta realidade fique clara a todos, pois somente com uma conscientização clara, uma decisão pode tornar-se efetiva e correta.”

Enersys
Savoy
Retrak
postal