Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 29 de março de 2010

Faturamento da Lufthansa Cargo sofre queda de quase um terço, mas já apresenta melhora

A Lufthansa Cargo fechou o exercício de 2009 com prejuízo operacional de 171 milhões de euros. No pior ano da história da empresa, o faturamento da Lufthansa Cargo sofreu queda de quase um terço, para aproximadamente 1,95 bilhão de euros. No ano em curso, a empresa conta com um resultado operacional sensivelmente melhor. O horário de trabalho reduzido, válido desde 1.º de março de 2009, será suspenso, inicialmente em abril e maio. Conforme a evolução dos negócios, será suspenso definitivamente em setembro.

Em entrevista, o presidente da Lufthansa Cargo, Carsten Spohr, enfatizou que só as reduções da oferta de espaço feitas com antecedência e a ampla gestão da crise evitaram um prejuízo ainda maior e permitiram manter todos os funcionários a bordo. “Em comparação ao ano anterior, perdemos um bilhão de euros de faturamento em 2010, uma situação de exceção absoluta para a nossa empresa. Termos conseguido compensar cerca de dois terços dessa perda de receitas é um feito do qual todas as funcionárias e todos os funcionários da Lufthansa Cargo podem se orgulhar.”

Para se manter em destaque, a empresa de carga aérea exerceu papel ativo, aproveitando objetivamente as oportunidades de mercado. “Conseguimos reduzir nossos custos de forma rápida e drástica logo no início da crise, o que nos permitiu ampliar a oferta para nossos clientes e abrir ativamente novos mercados em seguida“, disse Spohr, o que permitiu a introdução de novos voos cargueiros, às vezes no prazo de poucas semanas.

No ano em curso, a empresa está voltada para o futuro. “A atual evolução do mercado permite ver o ano de 2010 com certo otimismo. Saímos do fundo do poço, e a demanda aumentou sensivelmente, principalmente na Ásia”, acrescenta.

Peter Gerber, diretor geral financeiro e de pessoal, deixou claro que as regras flexíveis do horário de trabalho reduzido contribuíram decisivamente para o sucesso da superação da crise. “Conseguimos abrir mão de demissões decorrentes da situação da empresa, apesar da dramática evolução econômica, o que não é nenhuma obviedade.” Porém, a suspensão do horário de trabalho reduzido não significa o abandono da economia severa adotada pela empresa. “O setor de carga aérea perdeu quatro anos de crescimento durante a crise. Por isso, a disciplina de custos continuará sendo fator de sucesso decisivo no ano em curso.”

Consequentemente, os custos unitários da Lufthansa serão reduzidos em 10% com base numa estruturação mais enxuta da empresa e em procedimentos mais eficientes, ao mesmo tempo em que a Lufthansa Cargo persegue um aumento das receitas de, no mínimo, 20%.

Enersys
Savoy
Retrak
postal