Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 9 de março de 2009

Fernandópolis terá o primeiro curso de Logística de Máquinas Agrícolas do Brasil

Os diretores da pasta de Desenvolvimento Sustentável, Luis Antonio Arakaki e Valdir Erédia Fancio estiveram, na semana passada, na sede do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” de Fernandópolis reunidos com os representantes das ETEC – Escolas Técnicas Estadual.Na pauta, a implantação de novos cursos direcionados ao setor agroenergético, tendo em vista a alta demanda do segmento no país.

Em Fernandópolis será implantado o primeiro curso do Brasil a formar profissionais especializados em manutenção e operação de máquinas agrícolas e veículos pesados. Todas as concessionárias, indústria de caminhões, tratores e outros implementos agrícolas poderão ser atendidos. O início do curso está previsto para o próximo semestre possível já que está com grande interesse da iniciativa privada.

Para Luiz Arakaki, diretor de Desenvolvimento e vice-presidente da UDOP – União dos Produtores de Bioenergia, além de requalificar a mão de obra já existente, é necessário oferecer formação aos jovens que pretendem ingressar no setor mecânico do agronegócio.

Para o presidente da ETEC de Fernandópolis, Fernando José Pereira, a criação do curso irá suprir a carência do mercado e ao mesmo tempo fornecerá a capacitação de recursos humanos, já que nossa região possui 12 usinas em funcionamento.

Já a cidade vizinha de Votuporanga ficou com o curso de Técnico em Produção de Cana de Açúcar, com implantação prevista para o segundo semestre deste ano.

Promessa de expansão

No setor agroenergético, a logística é responsável, em média, por 40% do custo das empresas, sendo que muitas vezes a má utilização e quebra de maquinário são as grandes vilãs. Esse fator é uma das molas propulsoras da necessidade de qualificar os colaboradores.

A UNP, usina que se instalará em Meridiano, por exemplo, precisa contratar dentro de dois anos aproximadamente 600 trabalhadores, que trabalharão com maquinário de alta tecnologia.

 

Fonte: Região Nordeste.com

 

 

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal