Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 19 de fevereiro de 2009

Ferrovias cresceram cinco vezes em volume

A vigésima edição do Prêmio da Revista Ferroviária reuniu na terça-feira (17), em jantar em São Paulo, os principais empresários do setor metro-ferroviário para prestar homenagem aos destaques do ano. O presidente da América Latina Logística (ALL), Bernardo Hees, foi o grande agraciado da noite por receber o prêmio de ferroviário do ano.

Em seu discurso, Hees disse que sua história se mistura com a privatização das ferrovias e destacou as vantagens da concessão das operações: “A iniciativa privada multiplicou por cinco o volume movimentado em relação a 1997. Melhoramos o tempo de serviço e os índices de segurança já são equivalentes aos internacionais. Além disso, as concessionárias possibilitaram uma economia ao Poder Público, já que a Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA.) estava gerando um prejuízo de R$ 1 bilhão ao ano, e, agora pagamos pela concessão e contribuímos com impostos”.

Ele destaca que o setor saiu de um ciclo de despesa para um ciclo de investimento e os fornecedores agora estão dentro do próprio negócio. “Quando a ALL assumiu a malha Sul, cerca de 87% dos materiais eram importados e agora apenas 11%”, enfatiza Hees, que continua: “As pessoas que atuam hoje no setor representam uma nova era de profissionais que fazem as coisas acontecerem”.

Outros premiados

Além de Hees, os homenageados da noite foram os seguintes: Copersucar – Melhor Cliente; Estação da Luz Participações (EDLP) – Melhor Consultora; Grupo Camargo Corrêa – Melhor Construtora; Knorr-Bremse Sistemas para Veículos Ferroviários – Melhor Indústria de Componentes; Amsted Maxion Fundição e Equipamentos Ferroviários – Melhor Indústria de Material de Carga; Alstom Brasil – Melhor Indústria de Material de Passageiros; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – Melhor Instituição de Ensino; MRS Logística – Melhor Operadora de Carga; Grupo Libra – Melhor Operadora Intermodal; Metrô de São Paulo – Melhor Operadora de Passageiros.

A escolha dos premiados é feita por um Colégio Eleitoral de 50 membros do setor a partir de listas tríplices para cada categoria, estabelecidas pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária.

Durante o evento também foram entregues os prêmios de Ferroviário Padrão de Carga para Cesar Sales Marques, da MRS Logística, e Ferroviário Padrão de Passageiros, Luiz Renato Antunes dos Santos, Metrô DF, concedidos a funcionários das empresas operadoras. Neste caso, cada operadora indica um funcionário, sendo a seleção final realizada pelo Conselho Editorial da Revista Ferroviária.

 

Fonte: Revista Ferroviária

Enersys
Savoy
Retrak
postal