Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 4 de dezembro de 2008

Fim de ano altera horário de congestionamentos em SP

O movimento nos centros comerciais e o início das férias escolares mudam o perfil do congestionamento de São Paulo nesta época do ano: a lentidão diminui na hora do rush e aumenta fora do horário do rodízio, das 10 às 17 horas.

Nos últimos dois anos, entre outubro e dezembro, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou crescimento médio de 10,7% nos índices de congestionamento no período. Nos picos da manhã e da tarde houve queda de 17% e 7%, respectivamente. Ontem, às 15 horas, os motoristas enfrentaram 133 km de lentidão, antes da chuva.

Para quem estuda o tráfego, esse é um claro sinal de que o trânsito reflete a vida da população. “Agora, parte das atividades começam a parar, ao mesmo tempo que as pessoas têm de tomar providências para o fim do ano, reformar a casa, fazer compras”, diz o engenheiro de tráfego e ex-técnico da CET Sérgio Ejzenberg.

O consultor de trânsito Horácio Figueira também define a mudança como resultado de uma “migração” das viagens. Os deslocamentos para a escola ou para o trabalho são “escravos” dos horários de pico. Sem eles no mês de dezembro, a hora do rush fica mais tranqüila. “Uma pessoa só vai sair às 7 horas para fazer compras se quiser ser a primeira na 25 de Março”, brinca Figueira. “Os shoppings funcionam até tarde. É também à noite que as pessoas vão ver as decorações de Natal”, diz. Mas congestionamento noturno não é monitorado.

Fonte: www.dcomercio.com.br

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal