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Fique por dentro 28 de outubro de 2022

Fique por Dentro – Ed. 229

Porto de Imbituba

A Diretoria Executiva da SCPAR Porto de Imbituba foi reconduzida para um mandato de mais dois anos na última reunião do Conselho de Administração (Consad) da Autoridade Portuária, realizada no dia 27 de setembro. O diretor-presidente, Fábio Riera, o diretor de Planejamento de Operações, José João Tavares, e o diretor de Gestão e Finanças, Aristeu Cavalca, foram eleitos para um mandato com vigência até 31 de julho de 2024. Cavalca assumiu a diretoria de Gestão e Finanças no final de agosto. Anteriormente, o gestor estava à frente da chefia do departamento de Operações Portuárias, agora comandado por Cássia Reis, técnica de carreira em Operações Logísticas.

Ingredion

A Ingredion, empresa líder mundial em soluções para ingredientes, contratou Vanessa Gonçalves como diretora Sênior de Supply Chain para a América do Sul. A executiva trabalha no escritório de São Paulo e é responsável por alavancar recursos e estruturas locais, além de liderar e aperfeiçoar todas as atividades e processos de logística, suprimentos e S&OP (Planejamento de Vendas e Operações) da região. Vanessa tem mais de 20 anos de experiência em áreas como Indústria, Planejamento e Inovação e já passou por grandes empresas multinacionais conhecidas por boas práticas de Supply Chain como BASF, Unilever e Monsanto. Ela é formada em Engenharia Química pela USP/FAENQUIL – Faculdade de Engenharia Química de Lorena.  

BTP

A Brasil Terminal Portuário (BTP) anuncia a chegada de Luciana Guerise ao cargo de gerente de Relações Institucionais, respondendo diretamente ao CEO da Empresa, Ricardo Arten. Ela acumula passagens em cargos executivos por entidades setoriais, como a Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) e a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), além de ter atuado em consultoria no exterior. Desde 2021, integra o comitê executivo da Wista Brazil, sendo vice-presidente dessa unidade que faz parte da Women’s International Shipping and Trading Association (Wista International), associação com status consultivo na International Maritime Organization (IMO). Luciana terá atuação focada na interlocução da BTP com as entidades governamentais e associações setoriais, tanto em nível federal quanto estadual e municipal. A nova gerente de Relações Institucionais tem formação superior em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Santos (Unisantos), além de acumular especialização em RealGov pelo Ibmec e mestrado em Gestão de Negócios Portuários também pela Unisantos.

Tegma

A advogada Luciana Machado Fraga Mello assumiu a Diretoria Jurídica da Tegma Gestão Logística. Ela é formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e tem mestrado em Direito pela Northwestern University Pritzker School de Chicago (EUA). Sua trajetória profissional inclui experiências em empresas como Nexa Resouces (Gerente Jurídica e de Governança Corporativa), Hypera (antiga Hipermarcas) e Renova Energias (ambas Gerente Jurídica). Em escritórios de advocacia, Luciana atuou como advogada sênior na Pinheiros Guimarães Advogados e na Shearman & Sterling.

Grupo SADA

O Grupo SADA – referência na América Latina em transportes, operação e armazenagem automotiva, sendo pioneiro no desenvolvimento de soluções logísticas envolvendo diversos modais de operação para transporte de veículos novos e usados – tem um novo diretor executivo de transportes e logística. Trata-se de Luis Santamaria que, em adição à direção comercial que já ocupava, assumiu a responsabilidade por todos os negócios referentes ao segmento. Ele está à frente da estratégia de expansão do Grupo, na vertical de Logística, a fim de aumentar a força e a presença da marca na América Latina, além de atuar na ampliação dos processos com foco ESG (Environmental, Social and Corporate Governance).  O executivo tem mais de 25 anos de experiência e muito conhecimento no setor de transporte e logística. Antes de integrar o Grupo, ocupou posições de liderança em variados segmentos e empresas, como Fiat Chrysler, Philip Morris, Samsung, Lojas Renner, Siemens, Whirlpool, entre outras. Santamaria é formado em Engenharia Civil, pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA em Finanças, concluído no IBMEC São Paulo, e MBA em Administração Geral, pelo Insper (SP).

ID Logistics

Há vinte anos em solo brasileiro, a multinacional de logística ID Logistics, presente em 18 países, escolheu um executivo brasileiro para dirigir a filial no País.  A promoção decidida pelo board global da matriz francesa levou ao cargo Gilberto Lima, que ocupava a função de diretor-geral Adjunto e de Operações. É a primeira vez que um brasileiro é escolhido – todos os demais eram estrangeiros. O novo diretor-geral da unidade no Brasil possui uma carreira de mais de 25 anos desenvolvida dentro de empresas B2B nacionais, varejistas e operadores logísticos internacionais. Para a direção operacional, foi nomeado David Charvier, que atua há quatro anos no Grupo ID Logistics. Ele acumula 25 anos de experiência em operações logística e é Mestre em Gestão Empresarial pela Universidade de Versailhes com especialidade em Engenharia Logística.  

Bertolini Sistemas de Armazenagem

A Bertolini Sistemas de Armazenagem contratou um novo executivo comercial para liderar a operação de vendas para a América Latina da marca: Jakson Pires. Ele tem formação em Engenharia de Software pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com Especialização em Transformação Digital e MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Executivo com 25 anos de carreira na área comercial de serviços para a indústria, foi responsável por operações de vendas consultivas, projetos customizados e soluções de tecnologia em sua passagem por empresas multinacionais de grande porte, como Siemens Industry, SKA Automação de Engenharias, TMSA Tecnologia em Movimentação e Radix Engenharia e Software.

Continental

A Continental, empresa que desenvolve tecnologias e serviços para mobilidade sustentável, anuncia Gabriela Pavanelli como nova coordenadora de Vendas do departamento Comercial. Depois de oito anos liderando o setor de marketing da companhia, a profissional terá sob sua responsabilidade administrar as áreas de vendas, clientes e representantes regionais do Aftermarket da divisão ContiTech, comandada por Paulo Lira, Sales Manager Automotive Aftermarket South America. A profissional está na companhia há 19 anos e é graduada em Administração de Empresas pela Universidade Paulista e tem MBA em Marketing e Vendas pela Faculdade Anhanguera.

  

Phisalia

A Phisalia, especializada em produtos de higiene pessoal e cosméticos, que está há 47 anos no mercado, anunciou seu novo diretor de Vendas e Distribuição, Andre Inuma. O executivo, que está há quatro anos e meio na empresa, antes ocupava o cargo de gerente de Suprimentos. E já teve outra passagem na organização, de 2014 a 2017, que, somada, resulta em aproximadamente 8 anos trabalhando na Phisalia. Inuma possui grande experiência na área de Logística, S&OP, Planejamento e Compras em empresas dos segmentos de cosméticos, produtos de higiene pessoal e saúde. Com formação em engenharia mecânica, e especialização em Supply Chain Management, tem sólida vivência em liderança de grandes projetos, desde a elaboração de business case, até startup da operação.

Porto de Santos

Foi definida a composição da nova administradora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). Após realizar processo de chamamento público, a Santos Port Authority (SPA) publicou no último dia 17 de outubro as três empresas aprovadas para integrar a cessionária responsável pela gestão do ativo. São elas: Ferrovia Centro Atlântica S/A (VLI), MRS Logística S/A e Rumo S/A. A partir da publicação, as empresas têm até 45 dias para apresentar o plano de transição operacional, o que garante as operações ferroviárias ao longo do período de transição para o novo contrato. Esse plano deverá ser executado em no máximo 90 dias. O pool de empresas fica responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento pelo prazo de 35 anos.  O grupo deve investir, no mínimo, R$ 891 milhões já nos primeiros cinco anos, contados da aprovação dos projetos executivos pela SPA. O complexo portuário de Santos já está com 94% de sua capacidade máxima, sendo imprescindível a expansão do empreendimento para dar vazão, com eficiência, à movimentação futura de carga: a projeção é que o volume transportado dobre no prazo de 5 a 10 anos. Hoje, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano, sendo preciso ser elevada até 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume das ferrovias que deságuam no Porto de Santos, operadas pelas empresas MRS, Rumo e VLI.

IVECO

Ana Paula Guedes, que faz parte do time IVECO desde setembro de 2020, em cargos nas áreas de Exportação e Licitações Públicas, é a nova responsável pelo desenvolvimento da rede da marca na América Latina. A executiva acumula experiência em empresas como Volkswagen, Mitsubishi Fuso Truck e Mercedes Benz e substitui Marcelo Assis, à frente da área desde 2014, agora responsável pelo treinamento das equipes da rede de concessionários e da montadora como parte da estrutura de Serviços ao Cliente, sob liderança de Carlos Tavares. No segmento de vendas de veículos comerciais há 17 anos, atuando em gestão e desenvolvimento de pessoas, marketing, projetos e negócios na América Latina e Ásia, Ana Guedes é formada em Administração pela Universidade São Judas Tadeu e tem MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e PUC-SP em Marketing e Gestão de Contratos e Licitações.

DP World Logistics 

A DP World Logistics, braço logístico do Grupo DP World no país, anuncia a contratação de Daniela Zicari di Monte, para assumir a posição de diretora. A executiva reporta-se diretamente ao diretor-presidente da DP World Santos, Fabio Siccherino, e tem como principal missão fortalecer a atuação da empresa no segmento de NVOCC (Non-Vessel Operating Common Carrier), ampliando ainda mais as operações entre os agentes da cadeia produtiva e o market share da DP World Logistics a partir de seu portfólio de serviços porta-a-porta. Daniela acumula mais de 20 anos de experiência na indústria marítima global, e já atuou em empresas multinacionais, como Blu Logistics Group, DHL, Kuehne+Nagel e Maersk Line. Ela tem conhecimento em Gestão de P&L, soluções integradas de logística e NVOCC, serviços marítimos, aéreos, terrestres, além de experiência com armadores, rotas comerciais, preços, vendas e marketing. Daniela é formada em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie, com qualificações internacionais, como a HSM Expo Management Executive Education e International Exponential Management Executive Program, XBA – Nova School of Business & Economics. A DP World é a única empresa no Porto de Santos a atuar como terminal portuário e também como NVOCC, oferecendo uma logística completa da carga dos clientes nas operações de importação e exportação.   FIM!

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