Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Fique por dentro 26 de fevereiro de 2024

Fique por Dentro – Ed. 237

Maersk 

A A.P. Moller Maersk, empresa global de logística integrada, anuncia Ricardo Rocha como presidente da área da Costa Leste da América do Sul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai –, com sede em São Paulo, SP. Com amplo conhecimento do mercado latino-americano, Rocha, que é brasileiro, nascido em Curitiba, PR, ocupava até então a posição de Head Regional de Logística e Serviços para a América Latina e Caribe na companhia, atuando em sua sede regional, no Panamá, desde janeiro de 2021. Profissional com cerca de 30 anos de experiência em logística, acumula experiências prévias em cargos de liderança sênior, em empresas multinacionais como CEVA Logistics, Kuehne + Nagel, DHL Global Forwarding e UPS Supply Chain Solutions, com experiência em mercados de países como Colômbia, Argentina, Chile, Panamá e Peru. Formado em Vendas Gerais, Merchandising e Operações de Marketing, Rocha possui MBA em Logística e Cadeia de Suprimentos, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e especializações na Universidade de Yale e na Cranfield School of Management.

Tracbel

Luiz Gustavo Rocha, antes CEO da empresa, assumiu a presidência do Conselho de Administração e da Holding da Tracbel, a organização que controla todas as empresas do Grupo. Rocha decidiu assumir a posição para concentrar sua atuação no fortalecimento das estratégias do Grupo e também focar na atuação e decisões sobre novos investimentos, fusões e aquisições. Ele é o executivo que esteve à frente do processo de modernização da empresa, criada há 56 anos pelo seu pai, Luiz Gonzaga Magalhães, junto com outros sócios, estando desde 1998 na companhia e na posição de CEO do Grupo desde 2013. Gidalto Santos é o novo CEO do Grupo. Executivo com mais de 30 anos no setor de veículos comerciais e máquinas pesadas, Santos era diretor financeiro da Tracbel. Com formação em Contabilidade e Direito, mestrado em economia pela Universidade Mackenzie e cursos de finanças e liderança nas universidades norte-americanas de Ohio e Harvard, Santos é um profissional com o rigor de um executivo de finanças, mas também vocacionado para a área comercial. O Grupo Tracbel representa marcas premium, como Volvo (caminhões, equipamentos pesados e ônibus); Tigercat (equipamentos florestais); Kalmar (equipamentos e máquinas para logística); Bull (retroescavadeiras) e John Deere Agrícola (máquinas e implementos agrícolas).

nstech

A nstech, considerada a mais completa plataforma open logistics do mundo, anuncia Murilo Alencar como novo CHRO (Chief Human Resources Officer). Atual CTO e um dos sócios da nstech, o executivo chega com a missão de fortalecer a cultura tech da empresa, trazendo os profissionais para perto da tecnologia, criando e desenvolvendo novos talentos. Formado em Ciências da Computação e com mais de 30 anos de experiência, Alencar já liderou times de tecnologia e engenharia de software no Brasil e nos Estados Unidos. Em sua nova função será responsável por iniciativas que aloquem os colaboradores em linha com aquilo que é o ponto forte de cada um, possibilitando seu crescimento. Também estará encarregado de atrair novos profissionais.

Nuvemshop

A Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é considerada líder na América Latina, anuncia a chegada de Simone Harnik como gerente de precificação da área logística para a América Latina, o Nuvem Envio. A executiva será a nova responsável por liderar a área de estratégia de preços e prazos de fretes para as soluções de logística da empresa. Doutora em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Gestão e Políticas Públicas e bacharel em Estatística, Simone chega à Nuvemshop após passagens pela HDI Seguros e Creditas.

Mercedes-Benz do Brasil

Desde o último mês de dezembro, Rafael Abolis é o novo gerente de Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. O executivo passou a ser responsável por mídias sociais, eventos, lead center, publicidade e análise da experiência do cliente. Formado em Engenharia Mecânica de Produção e com MBA em Marketing e Gestão Empresarial, Abolis começou sua carreira na Scania na área de Engenharia de Vendas, com passagem também por multinacionais como Hyster, Usiminas e Nilfisk, entre outras, atuando sempre na área de Vendas com foco no cliente. O executivo será liderado por Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões.

CHEP

A CHEP, líder em soluções para a cadeia de abastecimento e empresa pertencente ao grupo Brambles, nomeou Xavier Garijo como Chief Executive Officer (CEO) da CHEP Américas. Garijo assumiu seu cargo em 1º de janeiro de 2024. Ele possui 25 anos de experiência em logística, operações e cadeias globais de suprimentos de bens de consumo, em várias indústrias e setores. Recentemente, foi membro do Comitê Executivo da DB Schenker, uma das principais fornecedoras alemãs de serviços logísticos, onde foi responsável global pela divisão de “contract logistics”, que tem uma força de trabalho de 40.000 funcionários em 60 países. Antes disso, Garijo trabalhou nos Estados Unidos e na Europa por 20 anos, onde gerenciou cadeias de suprimentos e operações end-to-end para empresas como a Revlon, onde foi Chief Supply Chain Officer e ocupou cargos de crescente responsabilidade na Reckitt Benckiser e na Unilever. Nesse cargo recém-criado, Garijo liderará a região da Américas, que combina as unidades de negócios da CHEP América do Norte e da América Latina. Essa mudança reflete a crescente colaboração e interconectividade entre as operações da CHEP na América do Norte e na América Latina e ajudará a oferecer um melhor serviço aos clientes e cadeias de distribuição com as quais a CHEP trabalha em todo o mundo. No caminho para transformar as operações da CHEP nas Américas, Xavier Garijo contará com o apoio de Paola Floris, que continuará como Presidenta da CHEP América Latina, cargo que ocupa desde julho de 2020.

Aliança Navegação e Logística

Com uma carreira de mais de duas décadas dedicadas ao setor de logística, Luiza Bublitz assumiu a presidência da Aliança Navegação e Logística – empresa do grupo A.P. Moller–Maersk, atuante em logística integrada no Brasil, oferecendo soluções logísticas customizadas do marítimo ao rodoviário, incluindo meios ferroviários e fluviais. Luiza é formada em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua jornada no transporte marítimo na própria Aliança, em 2001, embarcando pela primeira vez no mundo da cabotagem.

CEVA Logistics

A CEVA Logistics nomeou Milton Pimenta como seu novo managing director para a Região da América Latina (LATAM). Com sua vasta experiência de décadas no setor de logística, Pimenta tem a missão de liderar a região para a próxima fase do plano estratégico de crescimento da empresa na América Latina. A jornada de Pimenta na CEVA começou em 2001. Desde então, ele demonstrou sua liderança em uma variedade de funções, incluindo desenvolvimento de negócios e operações. Atuou como vice-presidente Sênior de Contratos Logísticos e Transporte Terrestre entre 2015 e 2018. Após seu sucesso na América Latina, embarcou em uma missão internacional em 2019 para liderar a transformação dos negócios da CEVA na Austrália e na Nova Zelândia, onde atuou como diretor Executivo até dezembro de 2023.

Librelato

A Librelato anunciou Rodrigo Corso como diretor de Manufatura, que responderá diretamente ao CEO da empresa, José Carlos Sprícigo. Corso atua há doze anos na fabricante de implementos, onde iniciou suas atividades como gerente industrial. Antes de chegar à nova posição, foi por quatro anos gerente de Excelência Operacional. Durante sua carreira, trabalhou também em áreas como PCP (Planejamento e Controle de Produção), almoxarifado e logística, gerenciando diferentes projetos. Além das atribuições da implementadora, o executivo exerce hoje funções como vice-presidente do Excelência SC, Movimento Catarinense pela Excelência. Formado em Administração de Empresas, Corso possui MBA em Gestão Empresarial e especialização em Engenharia de Produção com Interface em Administração e Produção.

EP Equipment

A EP Brasil, filial da EP Equipment, fabricante chinesa líder em soluções de movimentação de materiais, oferecendo uma ampla gama de empilhadeiras elétricas, transpaleteiras e equipamentos relacionados, anunciou a contratação de Sidney Matos para o cargo de diretor de Negócios. Com expertise em turnaround empresarial, Matos desafia equipes a alcançar resultados crescentes, revisando e aprimorando processos para melhorar o desempenho. Sua abordagem proativa em questões comerciais e operacionais o destaca como um líder analítico e humano, capaz de transitar com sucesso em empresas de todos os tamanhos. Ele será um catalisador para a implementação de estratégias de desenvolvimento. Sua experiência em desenvolver redes de distribuição, identificar oportunidades de crescimento e colaborar efetivamente será fundamental para alinhar a EP com as melhores práticas da indústria.

Prometeon

A Prometeon, fabricante global de soluções de pneus para veículos comerciais nos segmentos de caminhões, ônibus, agro e OTR, anuncia a chegada de seu novo CEO para a América Latina, Ricardo Susini, reportando-se diretamente ao CEO global da companhia, Roberto Righi. Engenheiro de formação e com MBAs nas áreas de Marketing e de Negócios, Susini vem de larga experiência na indústria automotiva internacional, onde ocupava o cargo de presidente da Yamaha no Brasil, além de ter acumulado sólida vivência na área comercial e de pós-vendas na própria montadora japonesa, como também na Ducati e na Honda. Em suas novas responsabilidades, Susini está à frente das operações da Prometeon no Brasil, com fábricas em Santo André, SP, e em Gravataí, RS, e um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos em Santo André, SP. O novo CEO também lidera as operações da Região Hispano-américa, com escritórios na Argentina, Colômbia e México.

Grupo Intelipost

O Grupo Intelipost, empresa líder em Gestão de Logística para E-commerce com mais de R$ 50 bilhões em GMV anual sob gestão, acaba de anunciar Leandro Gravena como novo COO, responsável por toda operação de tecnologia (SaaS) do Grupo. Gravena traz consigo uma vasta experiência no setor de operações logísticas, adquirida ao longo de mais de uma década de carreira em empresas como Magalu e DHL. Desde janeiro de 2023 no Grupo Intelipost como CFO – função que continua exercendo –, ele possui formação acadêmica em Economia e especialização em Administração de Empresas pela University of West Florida, com pós-graduação em Gestão e Finanças pela Unicamp.

Senior Sistemas

A Senior Sistemas, multinacional de tecnologia para gestão, está anunciando duas movimentações importantes do seu time de lideranças. Marcelo Xavier, antes diretor da unidade Globaltec, assumiu o desafio como diretor do Segmento de Construção Civil. Neste sentido, passa a responder também pelos resultados da unidade Mega, Globaltec e qualquer negócio que envolva o mercado de Construção. 

Com isso, o atual diretor da unidade de negócio Senior Mega, Marcos Malagola, assumiu o desafio como diretor do Segmento de Logística, área onde a companhia também desempenha um papel de alta representatividade no mercado. 

TW Transportes e Logística

A TW Transportes e Logística comunica um importante movimento em sua alta gestão. Após 58 anos de história e em alinhamento com o novo planejamento estratégico para os próximos anos, o organograma da TW foi reformulado e apresentado aos colaboradores e parceiros no mês de janeiro de 2024. E anuncia a transição da presidência entre os irmãos Alexandre e Ricardo: Alexandre Schmitz assume a presidência do Conselho Consultivo da TW, após 11 anos como presidente da empresa e 40 anos de dedicação a TW. Por sua vez, Ricardo Schmitz, vice-presidente por 03 anos e 38 anos de experiência na empresa, assume como o novo presidente. Na vice-presidência, o então diretor Comercial Leonardo Linhares, com 11 anos de atuação na TW, assume o cargo. A diretoria permanece composta por Elizabete Salgado, diretora financeira-administrativa, há 07 anos na empresa, e Alexandre Krümmel, diretor de Transportes, com 31 anos de serviço na TW. Além disso, juntam-se à equipe Douglas Klock, como gerente Comercial Sênior, há 04 anos na TW, e Valdir Grutka, como gerente de Logística Sênior, também com 04 anos de experiência na empresa.

Wiz Corporate

A Wiz Corporate, corretora de seguros especializada em bancassurance e distribuidora de consórcios e crédito, anuncia a nomeação de Diego Zanini como novo diretor Comercial de Transportes, Portos e Logística. Essa contratação reforça a área de Logística da unidade, que passa a contar com uma diretoria dedicada. Especialista em gestão de riscos corporativos, Zanini contabiliza mais de 20 anos de experiência na área logística dentro do segmento de transportes, com passagens por empresas como Lockton e Marsh & McLennan. Ele é formado em Comércio Exterior pela UniDrummond, com MBA em Logística e Supply Chain Management pela FGV.   

Emergent Cold LatAm Considerada a maior empresa de logística e armazenamento refrigerado de alimentos da América Latina, a Emergent Cold Latin America anuncia novas contratações no Brasil para reforçar o time de executivos à frente do negócio. Roberta Azenha assume a diretoria financeira para Brasil, Uruguai e Paraguai. Administradora formada pela FGV, Roberta construiu uma sólida carreira em fundos de private equity. Anteriormente, atuava como CFO da VERT Capital. Ela reportará ao CFO LatAm, Pedro Moreira, e a Evandro Calanca, diretor executivo Cone Sul. Para assumir a nova diretoria de transformação do negócio, a empresa contratou Ricardo Lins, profissional com expressiva trajetória atuando como consultor e executivo em empresas como Fortbras, Pátria Investimentos e Itaú BBA. Engenheiro formado pelo ITA, Lins também concluiu MBA na Universidade de Chicago. O diretor será responsável pelos estudos de novos negócios, análises de aquisições e processos de integração no Cone Sul e reportará a Calanca. Já Juan Hurtado Martinez irá assumir a diretoria de planejamento financeiro e análises para a América Latina, posição baseada em São Paulo. Será responsável pela estruturação e integração dos processos da área nos 11 países onde a empresa opera. Venezuelano naturalizado brasileiro, Juan está há mais de 10 anos no Brasil e ocupou posições de liderança para a América Latina em multinacionais como Johnson & Johnson, Thomsom Reuters e GM. Na Emergent Cold LatAm, reportará ao CFO LatAm.

Volvo
BR-101
Mundial Express
Savoy
Globalbat
Retrak
postal