Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Fique por dentro 23 de abril de 2024

Fique por Dentro – Ed. 238

Grupo Coopercarga

No dia 20 de março último foi realizada a Assembleia Geral de Acionistas do Grupo Coopercarga, quando foram empossados os novos membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva. Quem assumiu a presidência do Grupo Coopercarga foi Jamir Carlos Cordeiro da Silva. Ele é formado em Ciência Contábeis e Administração de Empresas, possui MBA’s em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral e pela IESE Business School. Osni Roman, anteriormente presidente do Grupo Coopercarga, continua exercendo sua participação na empresa, agora na função de Presidente do Conselho de Administração, junto a outros membros.

Associação Brasileira de Self Storage –  ASBRASS

A ASBRASS, primeira entidade do país voltada exclusivamente à representação das empresas de self storage, tem um novo presidente, Thiago Cordeiro, sócio fundador e CEO da GoodStorage. Graduado e pós-graduado pela FGV em Administração de Empresas, com MBA pela Northwestern Kellogg School of Management, o executivo tem passagens na indústria de investimentos imobiliários desde 2003, como Credit Suisse Hedging Griffo e BTG Pactual. A Associação, que tem como objetivo promover o setor, regulamentá-lo e gerar a integração dos operadores de self storage, tem como regra um mandato de dois anos. A chapa eleita é composta ainda por Rafael Felix Cohen, ex-presidente que agora assume o cargo de vice-presidente; Fernando Nascimento, que se mantém como diretor Administrativo. Além de Sérgio Oliveira, que assume como diretor Financeiro, cargo antes ocupado por Cordeiro.

VLI

A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – anuncia que os Corredores Norte e Leste têm novos diretores de Operações. No Norte, que liga regiões produtoras do Matopiba, Goiás, Mato Grosso e Pará ao sistema portuário de São Luís, Ederson Almeida assume a direção, no lugar de Daniel Schaffazick, que passa a ser o responsável pela operação do Corredor Leste, por onde é feito o escoamento de cargas pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em direção aos portos do Espírito Santo. Os executivos respondem ao diretor-executivo de Operações da companhia, Alessandro Gama. Nicolas Szwako segue como diretor de Operações do Corredor Sudeste, por onde a VLI mantém fluxos de importação e exportação por meio do Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita, localizado na Baixada Santista. Ederson Almeida começou a carreira como estagiário técnico na Operação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) há 25 anos e atuou por 18 anos na Operação do Corredor Leste da VLI. Passou sete anos como gerente geral de Gente e Gestão e, em março, assumiu a diretoria de Operações do Corredor Norte. Ele é bacharel em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; tem MBA em Logística e Operações pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; e MBA em Economia e Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, instituição onde também obteve o título de mestre em Liderança Organizacional. Engenheiro civil com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, Daniel Schaffazick tem mais de 20 anos de experiência em logística, operações e projetos. Consolidou sua carreira em grandes empresas no mercado, como a Vale. Na VLI, atuou como gerente geral de Projetos, gerente geral de Terminais Multimodais no Corredor Leste e foi responsável pela operação e manutenção ferroviária da VLI nos estados do Tocantins e do Maranhão.

Tópico

A Tópico, considerada líder nacional há mais de 40 anos em fabricação, aluguel e venda de galpões lonados e de aço destinados à armazenagem e coberturas, anuncia o administrador de empresas Gustavo Santos como novo CEO. O executivo, que estava como interino há um ano no cargo, tem passagens por empresas como Solaris Equipamentos e Serviços, Grupo Brinox e SIN – Sistema de Implante Nacional. Formado pela Ibmec e com 15 anos de experiência, além do cargo de CEO, há mais de 12 anos Gustavo também é membro do private equity fund Southern Cross Group – empresa que, desde 2015, é responsável pelo processo de profissionalização e reposicionamento da Tópico.

Grupo Tracker

Líder na recuperação de ativos no Brasil, o Grupo Tracker vai ampliar o portfólio nos próximos anos. A empresa anunciou a entrada em novos segmentos e a expansão da cobertura nacional. Como parte dos planos, contratou Ana Claudia Blanco Cardoso para a posição de diretora de Marketing, Vendas e Inteligência de Mercado. Ela conta com mais de 20 anos de experiência em empresas líderes de mercado em tecnologias e serviços, sempre à frente dos times de vendas e marketing.

Platinum Log

A Platinum Log, empresa especializada em soluções logísticas, acaba de anunciar a chegada de Marcelo Terrazzan ao board da companhia para ocupar o cargo de diretor de estratégia e planejamento. O executivo possui mais de 20 anos de experiência na área de e-commerce e é especialista em tecnologia da informação, planejamento e desenvolvimento de operações de vendas online. Formado em engenharia de sistemas, com MBA em Varejo, o executivo atuou como co-founder e CEO da Pier8 (empresa de plataforma e operação logística para e-commerce). A companhia foi adquirida pela Infracommerce e Terrazzan passou a ocupar o cargo de VP de Marketing e Vendas, onde atuou até o IPO. Antes disso, Terrazzan passou também pela venda de outras duas startups do segmento de e-commerce. Após a saída da Infracommerce, o empreendedor foi co-founder da TRAAD, uma Wealth Tech com mais de R$ 1Bi de ativos sobre gestão, onde ainda atua como board member.

UX Group

A UX Group, um ecossistema completo de inovações em tecnologia, logística e sustentabilidade, acaba de criar uma nova diretoria focada nesses dois importantes pilares. Para assumir a área, trouxe para seu time Bruno Afonso, executivo com vasta experiência em grandes embarcadores e operadores logísticos nas áreas de performance, processos, tecnologia para operações e backoffice. A nova Diretoria de Experiência do Cliente marca uma mudança estratégica importante. A UX Group passa a desenvolver seus produtos de forma independente. Ao transformar cada um deles em uma unidade de negócio distinta, atribui-se metas específicas e métricas de desempenho exclusivas a cada segmento.

DAF Caminhões Brasil

A DAF Caminhões Brasil anuncia a nomeação de Larisa Gambrell como nova presidente a partir de 1º de maio de 2024. Larisa substituirá Lance Walters, que retornará aos Estados Unidos para ocupar o cargo de Assistant General Manager – Vendas e Marketing de PACCAR Parts. Ela se reportará a Michael Kuester, vice-presidente para a América do Sul da PACCAR. Larisa ingressou na PACCAR em 2006 e ocupou cargos de crescente responsabilidade nas divisões PACCAR Parts, Dynacraft e Kenworth. Sua última posição foi Assistant General Manager – Operações de PACCAR Parts, em Renton, Washington, nos Estados Unidos. Ela é formada pela Universidade de Washington (B.A. – Economia) e pela Universidade de Seattle (M.A. – Negócios Internacionais).

SETCESP

No dia 12 de março último, foi empossada a nova diretoria de transporte aduaneiro do SETCESP. Marina Lima, sócia fundadora do Grupo Terra Nova Logística, assumiu como diretora, no lugar de Paulo Scremin, presidente da TSA Cargo. E Giovanni Rosolen, coordenador jurídico e de planejamento da West Cargo, assumiu como vice-diretor, no lugar de Ulisses Duarte, diretor comercial da Sabugi Logística. A especialidade aduaneira reúne empresários do segmento de transporte de carga internacional e tem por objetivo a busca pela simplificação de procedimentos e otimização das operações.

Porto de Santos

O administrador, gestor público e ex-prefeito Edilberto Ferreira Beto Mendes é o novo diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos (APS), aprovado por todas as instâncias do Governo Federal para assumir uma das áreas mais importantes do maior porto do hemisfério sul. Beto Mendes ocupava, desde maio de 2023, o cargo de superintendente do Gabinete do presidente da APS, Anderson Pomini, onde exercia função estratégica para a implementação das metas aprovadas pela diretoria e pelos conselhos. O novo diretor tem graduação em Administração de Empresas, Magistério e pós-graduação em Marketing. Foi prefeito da Cidade de Paranapanema, SP, por dois mandatos. Depois foi subprefeito das administrações de Cidade Ademar e M’Boi Mirim e chefe de Gabinete da Subprefeitura do Jabaquara, as três na Prefeitura da Cidade de São Paulo. Atuou como assessor parlamentar na Câmara Federal e foi assessor da Presidência do Centro de Estudos e Pesquisas da Administração Municipal (Cepam). Na Autoridade Portuária de Santos (APS) concluiu os cursos das Normas Regulamentadoras 29 e 06; Manual de Conduta e Integridade Organizacional; de Política de Sustentabilidade, entre outros. Beto Mendes foi também presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Paranapanema, representando 42 cidades, e presidente do Consórcio Intermunicipal Ipê para Conservação e Manutenção das Estradas e Vias Públicas nas cidades de Itatinga, Angatuba, Guareí, Campina do Monte Alegre, Buri e Paranapanema.

Costa Brasil

A Costa Brasil, operadora de transporte multimodal (OTM), anuncia a chegada de Nicholas Silva como novo gerente da Unidade de Transportes e Terminais em Manaus, AM. Com mais de 20 anos de experiência no setor, o profissional é graduado em Administração e possui MBA em Gestão Comercial e Empresarial, tendo desenvolvido sua carreira em empresas nacionais e multinacionais de grande porte.

Grupo SADA

Alessandro Lacerda assumiu a posição de vice-presidente de Transportes e Logística do Grupo SADA, ficando responsável por toda a estrutura comercial e operacional no Brasil e na América Latina. Com mais de cinco anos de experiência na companhia, Lacerda já ocupou cargos de conselheiro e vice-presidente corporativo no Grupo. O executivo é formado em Contabilidade e Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva, além de ter especializações pelo IBMEC, Fundação Dom Cabral e larga experiência em cargos de gestão nos Estados Unidos pela EY. Daniela Medioli continua à frente da vice-presidência Executiva do Grupo, mantendo o reporte de todas as áreas de gestão corporativa da organização. Com essa reestruturação, Luis Santamaria, que ocupava o cargo de diretor Executivo do segmento de transportes e logística, deixa o Grupo SADA.

Andreani

A Andreani Logística, operadora especializada nos segmentos farmacêutico, médico-hospitalar e dermocosméticos, anuncia a implementação de uma nova estrutura comercial. Para compor o novo organograma, foram contratados três profissionais com expertise no setor. Bacharel em Direito e com vasta experiência em gestão de negócios e equipes, Catharine Aires assume o cargo de gerente Comercial de Contas & Marketing, reportando-se ao gerente geral Fernando Correa. Ela já atuou em grandes empresas de logística, centros de distribuição, transporte rodoviário e áreas alfandegadas, desenvolvendo planos estratégicos e mapeamento de mercado para impulsionar os negócios. Lia Manolakis assume o cargo de gerente de Negócios. Formada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Administração e Técnicas de Marketing, reúne habilidades em sustentação corporativa, engajamento de stakeholders e estudos de mercado. A profissional ficará sob a supervisão de Catharine. O terceiro contratado é Paulo Lana, gerente Comercial de Novos Negócios. Com dupla graduação em comunicação social e administração de empresas, o executivo tem sólida atuação nos nichos de healthcare e indústria farmacêutica, além de já ter atuado com prospecção e gestão de equipes em empresas de logística. Ele se reportará a Fernando Correa.

Consórcio TEGRAM-Itaqui

O Consórcio TEGRAM-Itaqui, que controla o Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM), no Porto do Itaqui (São Luís, MA), anuncia seu novo presidente. É o executivo Marcos Pepe Bertoni, COO (Chief Operating Officer) da consorciada CLI (Corredor Logística Infraestrutura). Ele retorna ao cargo no biênio que começa esse ano (ele já foi presidente do consórcio no biênio de 2016 a 2018), já que a essa colocação é rotativa, com mandatos de dois anos distribuídos entre os quatro lotes consorciados. O Consórcio Tegram-Itaqui é formado pelas empresas Terminal Corredor Norte (TCN), Viterra Logística e Terminais Portuários, Corredor Logística e Infraestrutura (CLI) e ALZ Grãos (Amaggi, Louis Dreyfus Company e Zen-Noh Grain Terminais Portuários).

Total Express

A Total Express, empresa de logística integrada, anuncia a chegada de Alexandre Otuki, como novo diretor de Novos Negócios da empresa no Brasil. O executivo reportará diretamente a Eduardo Peixoto, vice-presidente Comercial. Ainda no time de lideranças, a Total Express anuncia Mariana Faria como nova gerente de Pricing, que responderá a Fernando Magnoler Dias, diretor de Planejamento, Produtos e Pricing. Com mais de 20 anos de experiência, Otuki foi diretor sênior de sourcing para a América Latina da Adidas, além de consultor na McKinsey, com passagens por startups de e-commerce e sustentabilidade. O novo diretor irá liderar a área de Novos Negócios da companhia, a fim de tornar os produtos Cards, B2B, Points e Fulfillment da Total Express referências no mercado de logística e atrair oportunidades com os grandes players. Ele é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e possui MBA no INSEAD (França e Cingapura). Mariana atuou mais de sete anos na Hellmann Worldwide Logistics e, antes da Total Express, foi gerente de Pricing & Implantação na Americanas. A profissional é formada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Enquanto Gerente de Pricing, Mariana tem o objetivo de coordenar ações de otimização e correção de preço, analisando tendências e movimentações do mercado.

Volvo
Enersys
Savoy
Retrak
postal