Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Desempenho 14 de setembro de 2022

Flora amplia agilidade e eficiência logística

Orientada pela máxima de melhoria contínua, a Flora, indústria nacional de bens de consumo detentora de marcas como Francis, Minuano e Neutrox, desenvolveu o Programa de Qualidade em Transportes (PQT), que tem como objetivo aprimorar o nível de serviço e produtividade em toda a cadeia logística, com foco na excelência em distribuição de produtos. A iniciativa é uma colaboração entre a indústria e transportadoras parceiras, que integra a estratégia da companhia de construir parcerias duradouras e de qualidade com importantes players do segmento.

De acordo com Adriana Delfino, gerente nacional de logística da Flora, neste ano, o Programa foi ampliado e contará também com fornecedores de cabotagem (movimentação de cargas entre portos de um mesmo país) entre os participantes. “Estamos enfrentando um momento bem desafiador no que tange a custos logísticos. Como medida e já projetando uma redução nos custos, trouxemos nosso parceiro de cabotagem para participar do Programa. Essa alternativa de transporte tem custos aproximadamente 30% menores do que o rodoviário”, pontua. “Com o acompanhamento e engajamento do Programa, tivemos uma evolução de 170% no volume de embarques durante 2021 e, em 2022, já tivemos um aumento do modal em 52%”, explica a gerente de logística.

Só no ano passado, quando o PQT foi implementado, 38 transportadoras participaram e, em 2022, este número aumentou para 48. Anualmente, a iniciativa certifica os transportadores participantes e premia os destaques em performance. Os principais pilares e métricas de avaliação ocorrem em quatro frentes – No Show, Entrega no Prazo, Gestão de Informações e Devolução.

Além disso, o Programa é fundamental para a construção de parcerias duradouras, tão importantes para aumentar a eficiência e consistência. “Em 2021, tivemos uma fidelização e retenção de 62% dos transportadores, que alcançaram o nível de excelência no primeiro ciclo do Programa”. Segundo Adriana, isso foi determinante para a ampliação do número de participantes em 2022, o que também revela a expressividade da Flora no mercado, ao trazer mais transportadores qualificados para seu lado.

O engajamento e reconhecimento do Programa, especialmente pela premiação, impulsionou mais dedicação e uma competitividade saudável entre todos os transportadores. A Transportadora RENOVA, por exemplo, atingiu o percentual máximo no ano passado, dedicando um colaborador exclusivamente para acompanhar o processo da Flora. “Em logística, a colaboração é fundamental para o sucesso, por isso o PQT é uma iniciativa tão bem-sucedida que só tende a crescer ano a ano”, finaliza Adriana Delfino.

O Programa dá suporte, ainda, ao crescimento contínuo das operações logísticas da companhia. Somente em 2021, os produtos das doze marcas comerciais da Flora foram levados para quase 2 mil pontos de entrega de 776 cidades do país. No total, foram transportadas mais de 250 mil toneladas de mercadorias.

Enersys
Savoy
Retrak
postal