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Conteúdo 8 de janeiro de 2010

Ford cresce 15,3% em vendas no ano de 2009

A Ford registrou crescimento de 15,3% nas vendas no varejo em 2009, resultado superior ao desempenho da indústria, que avançou 11,3%. Com isso, ganhou 0,3 ponto porcentual e aumentou para 10,3% a sua participação de mercado, dando sequência à série de resultados financeiros positivos na região.

No segmento de caminhões, foi a empresa que mais ganhou participação de mercado em 2009: avançou 0,8 ponto porcentual e passou a ter 18,3%, com o total de 19.764 unidades comercializadas no varejo.

Uma das novidades da marca foi a entrada no segmento de vans comerciais, com a linha Transit. Em poucos meses de venda, ela atingiu uma participação 7,5% e o recorde de 180 unidades no varejo em dezembro.

Mas, o maior destaque da Ford foi no segmento de automóveis, em que a marca obteve um crescimento de quase 23%, com 235.066 unidades, e avançou um ponto porcentual na participação, para 9,7%. Praticamente todas as linhas de automóveis da Ford tiveram incremento de volume, principalmente o Ford Ka, o Fiesta e o Novo Focus. No segmento de comerciais leves, a Ford cresceu 0,6%, com cerca de 69.000 unidades, mantendo o EcoSport na liderança dos utilitários esportivos compactos.

O ano foi marcado também por lançamentos importantes de produtos – a van Transit, o Novo Fusion e a Nova Ranger – e pelo anúncio do maior investimento já realizado pela marca em um mesmo ciclo no Brasil: R$ 4 bilhões no período de 2011 a 2015. O montante é adicional aos R$ 600 milhões investidos na Fábrica de Taubaté para a produção dos motores Sigma, bem como aos R$ 370 milhões aplicados nas operações de caminhões.

“Para a Ford, 2009 foi um período de conquistas. Crescemos em volume e participação, superamos o desempenho da indústria, continuamos à renovação da linha de produtos e mostramos capacidade de reação rápida diante das incertezas do mercado”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.

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