Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Frota 16 de abril de 2015

Frota de cabotagem da Aliança continua a crescer

Empresa batiza, em Rio Grande, o navio “Bartolomeu Dias”, com capacidade para 4.800 contêineres

A frota de cabotagem da Aliança, subsidiária da Hamburg Süd, ganhou um novo navio. Em um evento realizado no Tecon Rio Grande, no porto de Rio Grande, região Sul do Brasil, foi batizado no dia 14 de abril, o porta-contêineres “Bartolomeu Dias”. A madrinha da embarcação é Luciana Pereira Quartiero, esposa do vice-presidente da Camil Alimentos, Jacques Quartiero. Também estiveram presentes o presidente do Conselho Executivo da Hamburg Süd, Ottmar Gast, e Julian Thomas, CEO da Hamburg Süd e da Aliança na Região da Costa Leste da América do Sul.

Com capacidade para 4.800 contêineres (incluindo 600 tomadas para contêineres refrigerados), o “Bartolomeu Dias” é o maior navio que a Aliança já colocou em operação no serviço de cabotagem brasileira. O nome é uma homenagem ao navegador português que descobriu o Brasil em 22 de abril de 1500, quando era capitão da frota de Pedro Álvares Cabral.

No decorrer do processo de modernização e expansão da frota de cabotagem, quatro novos navios de 3.800 contêineres foram entregues entre 2013 e 2014, tendo também os nomes dos principais descobridores da América do Sul. Todos já estão em operação na cabotagem, contribuindo em termos de capacidade ofertada ao mercado e também sustentabilidade. No meio do ano, a Aliança vai batizar o navio “Vicente Pinzón”, idêntico ao “Bartolomeu Dias”.

Rio Grande é um importante porto para a Hamburg Süd e Aliança. Oito serviços regulares são oferecidos pelas empresas, dos quais dois de cabotagem com escalas semanais. Além disso, a Aliança mantém dois serviços feeder para a Argentina a partir do porto de Rio Grande. Anualmente, cerca de 500 escalas da Hamburg Süd e da Aliança são realizadas em Rio Grande.

Dados técnicos do “Bartolomeu Dias”:

Capacidade – 57,818 tdw
Capacidade dos contêineres –  4,848 TEUs
Plugs para contêineres refrigerados – 600
Comprimento total – 255.0 m
Comprimento entre perpendiculares – 242.0 m
Largura-  37.3 m
Calado máximo – 12.5 m
Velocidade – 21.5 kn
Potência do motor principal – 26,160 kW

(Foto: Divulgação/Aliança)

webinar
webinar
Retrak
savoy
postal
Expo
Agronegocio
Farma
Carbono