Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 18 de setembro de 2007

Galpões industriais: rapidez, segurança e economia na armazenagem

É o que todo cliente procura. E é o que os galpões industriais oferecem, de acordo com empresas do setor. Além disso, também são disponíveis nos tipos estruturados e infláveis, entre outros.

Os galpões industriais atendem às mais diversas necessidades de armazenagem, seja ela temporária ou não. E também são disponíveis em vários tipos, como pode ser verificado na descrição das empresas abaixo que participam desta reportagem especial do LogWeb.

A Araya do Brasil Industrial (Fone: 12 3627.4200) fabrica galpões com estruturas treliçadas de aço e cobertos com lona vinílica (Vinilona® Sansuy). “Somos a única empresa a comprar o aço certificado das usinas siderúrgicas e perfilá-lo em nossa fábrica”, salienta Antonio Carlos G. Silva, representante da empresa. De acordo com ele, estes galpões são mais utilizados nos diversos segmentos de mercado como rápida, segura e econômica proposta para armazenagem em geral e como coberturas para áreas de produção, escritórios, alojamentos e afins.

“Os principais benefícios são a rápida montagem, o custo reduzido quando comparado a construções convencionais, a versatilidade em ampliações ou mudanças no layout, a isenção de habite-se por tratar-se de construção não definitiva e outras isenções de impostos e sua fácil desmontagem e montagem para aproveitamento e mudanças”, declara Silva.

De acordo com ele, a tendência é seguir sempre a necessidade just-in-time que o mercado anseia, oferecendo uma rápida e segura solução para armazenagem. A Canvas Coberturas, Galpões e Serviços (Fone: 11 4795.1618) fabrica galpões estruturados desmontáveis com lonas no teto e nas laterais; galpões estruturados desmontáveis com telhas metálicas no teto e laterais ou telhas no teto e lonas nas laterais; e armazéns infláveis. As principais aplicações envolvem armazenagem em geral, recebimento, expedição e canteiro de obras, entre outros.

Já os benefícios, de acordo com Vicente Domingues, diretor comercial da empresa, são: equipamento pré-fabricado; obra rápida e limpa; não necessita de projetos, aprovações, plantas e demais burocracias de uma construção convencional; contratos flexíveis – o cliente aluga pelo período/tempo necessário; e melhor custo/be-nefício em relação a transportar e armazenar em outro galpão fora da empresa.

Sobre as tendências no segmento, Domingues declara que o galpão desmontável está ficando cada dia mais útil, mais prático, mais barato e mais aceitável, pois havia no mercado uma certa resistência em alugar/comprar este tipo de equipamento devido às pessoas não estarem completamente informadas quanto às suas peculiaridades. “No entanto, após as empresas conhecerem melhor as vantagens deste tipo de equipamento, se deram conta de que o custo logístico em relação ao carregar, transportar, segurar e armazenar sua produção ou matéria-prima em outro local fora da empresa realmente compensa, e muito, alugar ou comprar em galpão desmontável. Vejo que a tendência é a cada dia mais empresas utilizarem coberturas desmontáveis”, opina.

A Pistelli Engenharia (Fone: 0800 162828) aluga galpões infláveis, galpões estruturados e galpões estruturados tipo pirâmide. “Nossos clientes vão desde empresas de armazéns gerais e eventos, chegando até as indústrias de papel, de eletrodomésticos, química e farmacêutica ou, até mesmo, usinas de açúcar e indústrias de fertilizantes”, conta Acheli Pimentel, gerente comercial da empresa.

Ela explica que utilizados para armazenagem temporária ou permanente e até mesmo para linhas de produção, estes galpões apresentam vantagens ao dispensar projetos especiais. Também são fáceis de montar e fixar, adaptando-se a qualquer tipo de terreno. Possuem áreas que vão de 300 a 4.000 m2, podendo aumentar o tamanho dependendo da necessidade de cada cliente.

“A locação de um galpão estruturado ou mesmo inflável torna-se a cada dia um negócio rentável para indústrias que dependam de rapidez, segurança e qualidade para seus produtos”, salienta Acheli.

A Rentank (Fonte: 11 4138.9266) produz galpões/armazéns estruturados em aço galvanizado e cobertura em lona vinílica para locação e venda. “Produto seguro, de fácil montagem a custos competitivos”, descreve Sebastião Luis da Silva, gerente comercial da empresa.

De acordo com ele, estas soluções são direcionadas a empresas que alugam armazéns temporariamente ou permanentemente, entre elas usinas de açúcar, áreas portuárias e indústrias de embalagens. A finalidade é suprir alguma necessidade com uma solução rápida de armazenagem, declara Silva.

Sobre os benefícios dos galpões estruturados, destaca: “têm facilidade de montagem e desmontagem; durabilidade; produto com valor agregado, pois pode ser relocado em poucos dias; não incide IPTU; e as exigências para instalação são significativamente menores”.

Quanto às limitações, o gerente comercial da Rentank diz que existem empresas de seguro que não operam com este tipo de construção porque têm expertise com galpões em telhas ou alvenaria.

Já como tendências em gal-pões/armazéns, na opinião de Silva, estão a consolidação da aplicação deste tipo de produto como solução rápida, segura e de baixo custo e a excelente relação custo/benefício.

A Supporte Engenharia e Construções (Fone: 11 3742.8008) é uma gerenciadora de projetos e obras especializada na construção de galpões industriais e comerciais, desenvolvendo também projetos arquitetônicos para galpões e armazéns industriais utilizando estrutura convencional, pré-moldada ou metálica.

Estas estruturas são principalmente aplicadas nas indústrias metalúrgica, siderúrgica e farmacêutica, além de em outras atividades.

Como benefícios, Odilon Edison Alexandre Junior e Jocy S. Galassi, sócios-diretores da empresa, destacam os grandes vãos que as estruturas metálicas e pré-moldadas são capazes de “vencer”, proporcionando grandes áreas livres de piso. “Além disso, a obra é muito mais rápida, limpa, gera menos desperdício e utiliza menos mão-de-obra civil”, apontam.

Dentre as poucas limitações, os sócios-diretores dizem que arquitetonicamente o trabalho é desenvolvido de forma modular e pré-estabelecida pelas peças padrão fabricadas pelos fornecedores, além de se caracterizarem pelas linhas retas.

Sobre as tendências em galpões/ar-mazéns, Alexandre Junior e Jocy citam a industrialização dos processos executivos na construção civil, além de maior planejamento no canteiro de obras, o que gera a necessidade da atualização e especialização da mão-de-obra civil, maior preocupação com a estética através de acabamentos mais suavizados, encaixes mais desenvolvidos e novas peças.

“Falando diretamente dos galpões, a tendência é que, além de serem cada vez mais utilizados, sejam cada vez maiores e atendam, além do armazenamento, a função de sede empresarial, com escritórios, salas de reunião, departamentos e diretorias”, expõem.

A Tópico Coberturas Alternativas (Fone: 11 4704.6516) oferece galpões estruturados fabricados em aço carbono galvanizado a fogo conforme ABNT NBR 6323, com colunas de base articulável com cabos de aço galvanizado para contraventamento e canaletas de alumínio para fixação da lona, esta feita de PVC com tecido de poliéster de alta tenacidade, com tratamento auto-extinguível conforme ABNT NBR 9442/1986, impermeável e com tratamento antimofo. Os galpões também possuem portas corrediças, seguindo sempre a altura do pé direto de cada modelo de galpão: vãos de 10 m a 40 m – pés direitos que variam entre 5,0 m a 6,0 m – os vãos são múltiplos de 5 m. Podem ser utilizados por todos os segmentos, desde a matéria-prima até o produto acabado, informa Simone Milano, gerente comercial da empresa.

Entre os benefícios dos galpões estão: não necessitam de fundação, podendo ser instalados em todos tipos de pisos, desde que nivelados e compactados com estacas ou chumbadores; são considerados edificação transitória; suportam vento conforme ABNT NBR 6123; os tetos podem ser com lona de PVC translúcidos para maior incidência de luz natu

Enersys
Savoy
Retrak
postal