Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 16 de fevereiro de 2009

Garfos para empilhadeiras são a especialidade da MSI-Forks

Garfos para empilhadeiras. Este é o acessório fabricado pela MSI-Forks (Fone: 11 5694.1000), segundo conta Victor Cruz, gerente de marketing e vendas da empresa. “O ano de 2008, no setor de garfos de empilhadeiras, foi marcado pelo forte aumento do preço internacional do aço. Essa característica criou grande pressão sobre os preços e os contratos vigentes. Em contrapartida, a constante desvalorização da moeda americana amenizou em parte essa situação. O resultado geral foi positivo devido à forte alta do mercado até o momento da crise. No segundo semestre, especialmente durante a eclosão da crise, o ano foi turbulento e fortemente marcado pelo cancelamento de pedidos e postergação nas entregas. O balanço final do ano foi bom, porém, com muitas incertezas para 2009”, aponta Cruz, referindo-se ao desempenho do setor em 2008.

Para o ano que se inicia, o gerente de marketing e vendas diz que será de manutenção, como todo ano de crise. “Manter os bons clientes, rever e enxugar processos internos desnecessários e que foram criados durante a euforia de anos melhores são os principais desafios. Nossa perspectiva é, sem dúvida, de retração na demanda e, por isso, a melhor hora de implantar antigos projetos que estão na gaveta para expansão de novos segmentos e mercados”.


Garfos para empilhadeiras
fabricados pela MSI-Forks


Tipo:   ITA/ISO Garfos de alta capacidade
Modelo: Classe 2, 3 e 4 Olhal e gancho
Capacidade: 2.500 a 7.500 kg de 20 a 200 toneladas
Aplicação:
Movimentação       Mineração,
                de paletes
Mineração, siderurgia e portuária
Configurações
adicionais:
Lâminas de   1.000 a 2.400 mm de comprimento    
Lâminas de   1.200 a 2.600 mm de comprimento


Detalhes

Já falando sobre os principais fatores que devem ser considerados na compra de garfos de empilhadeira, ele diz que a variável mais importante é a procedência: “procure comprar garfos sempre de fabricantes que operam segundo a norma ISO 2330:2002. Os garfos devem obrigatoriamente receber uma marcação na lateral informando sua capacidade de carga segura de trabalho. Produtos de origem duvidosa dificilmente realizam testes conforme a norma citada estabelece”, alerta Cruz, que também lembra que existem diversos tipos de garfos para diferentes operações – consultar um especialista, sem dúvida, é a melhor opção.

De acordo com o gerente da MSI-Forks, é preciso verificar sempre se o peso da carga que se deseja movimentar e suas dimensões estão de acordo com o equipamento disponível. O ideal é que toda a área da carga seja distribuída uniformemente sobre a lâmina do garfo.

“A vida útil do garfo está muito relacionada ao tipo de carga movimentada, ao local e à frequência. O mais importante, especialmente se tratando de um item de segurança, é a correta inspeção preventiva dos garfos. É importante consultar um fabricante para obter uma ficha de inspeção ou instruções de inspeção conforme a norma ISO 5057:1993”, aconselha Cruz.

Finalizando, ele aponta as características necessárias na empilhadeira para a instalação do garfo. “Por se tratar do acessório mais comum, normalmente a empilhadeira não precisa sofrer nenhuma modificação ou adaptação para a colocação dos garfos, porém existem diferentes tipos de encaixe para os garfos de acordo com a capacidade de carga da máquina. Na hora de comprar um garfo, verificar sempre o modelo exato da empilhadeira”, finaliza.

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal