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Alimentos e Bebidas 15 de outubro de 2015

Gestão logística especializada auxilia redes de franquia na área de alimentação

Profissionalizar a gestão logística da rede de franquias, terceirizando o serviço, pode ser uma solução para diminuir custos com tributos e fretes para o franqueado. E é exatamente nesta atividade que a W Food Service (Fone: 19 3881.1627), empresa especializada na gestão logística para franquias de alimentação, vem atuando há quatro anos.

Sediada em Valinhos, SP, a companhia atua nacionalmente e propõe otimizar a relação entre franqueados e seus diversos fornecedores. Ao ser contratada, a W Food Service se torna responsável por estocar e distribuir os diversos itens necessários para cada franquia. Como explica o diretor da empresa, Pedro Toledo, os contratos são desenvolvidos com os franqueadores, que homologam os produtos.  “O sistema de distribuição combina o clássico sistema de compra e revenda com a venda direta, disponibilizando para os fornecedores ferramentas para armazenagem, captação dos pedidos e distribuição.”

Entre os benefícios da contratação de uma gestão logística externa está a facilidade de compra e organização para as lojas franqueadas. Além disso, há a redução no tempo de recebimento de mercadorias na loja. “Soma-se a isto a facilidade para o franqueador de homologar produtos, inclusive de fornecedores sem capacidade de distribuição em âmbito nacional”, continua.

Por meio da W Food Service é garantido que todas as unidades franqueadas irão ser abastecidas apenas com produtos homologados pela franqueadora, assegurando o controle de qualidade. Já para os franqueados, a praticidade de compra via sistema e a possibilidade de fazer pedidos em menores quantidades, sem ter que pagar preços mais altos por isso, estão entre os maiores benefícios.

Fica sob o encargo da companhia também lidar com os principais problemas logísticos encontrados neste setor, como entender a complexidade tributária brasileira e seus impactos nos preços devido aos impostos, além da dificuldade de distribuição para alguns pontos dentro do País, com suas conhecidas dimensões continentais.

A estrutura logística da empresa hoje conta com um armazém próprio para estocagem e a distribuição é feita, fora do Estado de São Paulo, por meio de parceiros.  “A W Food Service possui seu próprio Centro de Distribuição, localizado em Valinhos, no entroncamento da Estrada Anhanguera com o anel viário José Roberto Magalhães Teixeira. O CD possui áreas separadas para a estocagem de mercadoria seca, resfriada e congelada”, explica Toledo.

Com três redes atendidas, Montana  Express, Lanchão e Big X Picanha, e 30 fornecedores, a empresa tem tido um retorno positivo. “O feedback dos franqueados tem sido bastante positivo, pois a solução levou praticidade para eles. Todas as operações são realizadas online, via software exclusivo da W Food Service, de interface simples e de alta eficácia. Por fim, o novo processo conduz a franqueados engajados e rentabilizados, ou seja, o desejo de todo franqueador”, avalia.

Caso Big X Picanha

Há dois anos a rede Big X Picanha atua com a logística especializada da W Food Service, responsável pela cadeia de suprimentos, mediando o relacionamento das unidades com os fornecedores homologados, atuando na compra, revenda ou gestão das vendas diretas.

A WFS armazena, controla o estoque e os pedidos e realiza as entregas para todos os franqueados. Segundo Toledo, a companhia tinha a estrutura logística e o Big X Picanha precisava padronizar a franquia com serviços especializados. “Listamos e cadastramos todos os fornecedores e hoje cuidamos do abastecimento das 48 lojas da rede”, explica. Relatórios para monitoramento dos serviços são gerados ao final de cada mês.

“Um dos pontos fundamentais para a expansão da rede Big X Picanha é a estrutura logística utilizada para as lojas, um conceito inovador para o mercado de franquias desenvolvido em parceria com a W Food Service. Esse suporte não é encontrado em empresas do mesmo porte e é extremamente importante para o sucesso da operação. Trabalhamos com compras e recebimentos centralizados, gerando economia com funcionários, desburocratização dos trabalhos administrativos e controles, pois o franqueado entra em um único portal e consegue fazer todos os seus pedidos lá, e ainda recebe as mercadorias todas de uma vez. O franqueado ganha em economia de tempo e dinheiro e o franqueador consegue organizar a operação e controlar a padronização de insumos para todas as lojas”, revela Filipe Rizzo, diretor comercial da rede Big X Picanha.

Franchising

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor de franquias deve crescer entre 7,5% e 9% em 2015. O segmento de alimentação foi o segundo que mais faturou no Brasil em 2014, com fatia de 20,1% do faturamento total das franquias – que somou R$ 128,8 bilhões –, apenas atrás do setor chamado negócios, serviços e outros varejos, com 21%.

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