Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 9 de março de 2009

Governo libera R$ 2,5 bi para estocagem de etanol na safra 09/10

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, anunciou  a liberação de R$ 2,5 bilhões para o Programa de Financiamento de Estocagem para 5 bilhões de litros de etanol na safra 2009/2010. Os recursos, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estarão disponíveis a partir de maio quando começará a moagem da cana-de-açúcar.

Em nota, o ministro da Agricultura explicou que a crise financeira internacional provocou forte restrição da obtenção de financiamento para capital de giro, quadro que foi agravado pela falta de garantias reais não comprometidas do setor.

"O financiamento para o carregamento de estoques é um importante instrumento comercial que não vinha sendo utilizado pelo setor. Sua implementação é fundamental para o bom comportamento do mercado", afirmou Manoel Bertone, secretário de Produção e Agroenergia.

Em um programa de estocagem, o governo concede financiamento às usinas mediante a garantia do estoque de etanol. Com isso reduz a oferta do produto durante a safra e evita que os preços fiquem abaixo do custo de produção ou que se elevem durante a entressafra, de janeiro a março, quando os estoques das usinas são liberados com os vencimentos dos contratos. O governo informou ainda que a produção de álcool na safra 2008/2009 somou 27 bilhões de litros e que a safra que começou a ser esmagada nas últimas semanas deve render 28 bilhões de litros. Este incremento vai atender o aumento da frota de veículos bicombustíveis. O consumo interno de álcool deve somar em 2008 cerca de 23 bilhões de litros ante 21 bilhões de litros em 2008.

Crédito agrícola

Stephanes informou ainda que o governo decidiu prorrogar a ampliação da exigibilidade dos depósitos à vista de 25% para 30% destinados ao crédito agrícola. A medida, em vigor desde outubro de 2008, teve o objetivo de garantir mais recursos para o setor diante da crise financeira internacional. Segundo Stephanes, o prazo, que encerra em 30 de junho de 2009, para vigência do aumento do percentual dos depósitos à vista será estendido por mais um ano.

Fonte: DCI
 

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal