Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Conteúdo 5 de fevereiro de 2009

Grande festa marca o Dia do Portuário e o aniversário do Porto de Santos

Uma iniciativa da Codesp, o evento contou com apresentações do Coral do Porto de Santos, da Camerata “Heitor Villa Lobos” e uma palestra-show, além das homenagens aos funcionários de carreira da estatal.

Para comemorar o dia do Portuário e o 117° aniversário do Porto de Santos a Companhia Docas do Estado de São Paulo – Codesp realizou nesta segunda-feira, 02, uma grande festa no Teatro Coliseu, no Centro Histórico de Santos-SP. Cerca de mil pessoas, entre elas, funcionários e diretores da Estatal, autoridades e empresários do setor portuário estiveram presentes. O destaque da noite, que incluiu apresentações do Coral do Porto de Santos, da Camerata “Heitor Villa Lobos” e uma palestra-show, ficou por conta da homenagem feita ao mais antigo portuário de Santos ainda vivo.

Além de receber a todos com um coquetel de boas-vindas, a Codesp apresentou um vídeo que falava da história e a da representatividade do porto santista. Logo em seguida, o palco do Coliseu abriu espaço para o Coral do Porto de Santos e às homenagens aos mais antigos funcionários, que receberam botons alusivos ao tempo de serviço (20, 25, 30, 35, 40 e 45 anos).

O diretor-Presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra, o presidente do Conselho de Autoridade Portuária – CAP do Porto de Santos e secretário Municipal de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Portuária – Sindaport, Everandy Cirino dos Santos foram os responsáveis por entregar botons de prata para cinco funcionários escolhidos para representar todos os demais.

Um botom especial, feito em ouro, também foi entregue como homenagem para Emílio Coelho, o mais antigo portuário santista ainda vivo. Com 98 anos, Coelho chegou de Portugal em 1928 e logo começou a trabalhar no Porto, permanecendo na empresa até 1965, quando se aposentou com 37 anos de serviços prestados. Bastante emocionado, Coelho foi aplaudido de pé por todos que estavam no Coliseu.

“Estou emocionado, feliz e orgulhoso por fazer parte da comunidade do porto de Santos. O portuário, com o passar do tempo perdeu a noção das suas atribuições. Mas a Autoridade Portuária precisa do apoio e da participação dos portuários que construíram a história do porto de Santos. Quero construir uma Codesp moderna e ter portuários felizes, construir uma nova página para os portuários de Santos”, afirmou Serra.

Sérgio Aquino, que representava o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, frisou que ao comemorar, relembrar e valorizar o dia do Portuário e o aniversário do Porto de Santos resgatamos princípios, valores e ações conjuntas. “Sem valorizar a história, os personagens e as instituições não se mantêm algo vivo. Com estes resgates estamos revitalizando o porto e portuário santista”, concluiu.

A festa do dia do Portuário e 117° aniversário do Porto de Santos foi iniciativa da Codesp e da Secretaria Especial de Portos. Contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos e das empresas Localfrio, Marimex, Rodrimar, Libra Terminais e Triunfo.

 

Fonte: Revista Santos Modal

 
 

Enersys
Volvo
Savoy
Retrak
postal