Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Expansão 20 de dezembro de 2018

Grupo Carrefour conclui plano de expansão para 2018 e encerra o ano com mais de 630 pontos de venda

Consolidando sua liderança no mercado brasileiro, o Grupo Carrefour Brasil conclui seu intenso plano de expansão pelo país. No último dia 13, em Itumbiara (GO), o Atacadão inaugurou a vigésima loja em 2018, aumento de 13% na área de vendas para cerca de 1,05 milhão m², fortalecendo sua atuação nacional. Além disso, 18 novas unidades do Carrefour Market e Carrefour Express foram abertas no estado de São Paulo. A partir do investimento de R$ 1,8 bilhão, o Grupo Carrefour chega ao final de dezembro com 38 novas operações, totalizando 631 pontos de venda e presença em todos estados e regiões. Nos últimos 12 meses, foram gerados mais de 10.000 empregos entre diretos e indiretos. O forte ritmo da expansão é um importante avanço na implementação do plano estratégico Carrefour 2022, anunciado pelo Grupo Carrefour em janeiro, que contempla ainda os pilares de transição alimentar e transformação digital.

Resultados financeiros

A expansão contínua das operações, alinhada ao sólido desempenho operacional e à redução expressiva de despesas financeiras, contribuiu para o crescimento nos nove primeiros meses do ano. No período, as vendas brutas do Grupo Carrefour Brasil atingiram R$ 40,5 bilhões, alta de 6,6%, enquanto o lucro líquido ajustado foi de R$ 1,12 bilhão, crescimento de 40,0%. Contribuíram ainda com os resultados o desempenho do e-commerce e o crescimento expressivo dos serviços financeiros. O cartão Atacadão, por exemplo, atingiu o break-even antes do previsto, com mais de 1,4 milhão de novos cartões. A partir deste mês, o cartão Carrefour passou ainda a oferecer mais um benefício aos clientes: a isenção da parcela mensal da anuidade mediante qualquer compra realizada no cartão.

Omnicanalidade

Alinhado ao plano Carrefour 2022, os investimentos em transformação digital têm impacto direto na estratégia omnicanal. Ao longo do ano, a companhia investiu em parcerias e no relacionamento com startups. Atualmente, 27% dos clientes já são omnicanais, ou seja, compram em mais de um formato de varejo. O Click & Retire, serviço que permite retirar em loja a compra de itens não alimentares comprados via e-commerce, já está disponível em todos os 101 hipermercados pelo país. Já o serviço Retire de Carro, que permite retirar em loja compras online de alimentos, segue avançando e já está presente em 10 lojas do estado de São Paulo.

Além disso, O programa de CRM, o Meu Carrefour, também registra avanços, com mais de 12,7 milhões de clientes cadastrados e 68% das vendas já identificadas. A experiência de compras segue no centro da estratégia, com a gestão única de atendimento ao cliente e expansão do sistema de self-checkout presente em postos de combustíveis, assim como em hipermercado, supermercado e loja de proximidade. A aquisição da e-Mídia, empresa do segmento de foodtech, representa outro importante passo dentro dessa estratégia, por meio da qual o Grupo Carrefour vai desenvolver diversos serviços, sobretudo no e-commerce, com foco em alimentação, saudabilidade e bem-estar. Focada em conteúdo digital, a empresa controla os sites Cyber Cook, Vila Mulher e Mais Equilíbrio, portais com cerca de 4 milhões de visitantes por mês.

Act for Food

Outro importante pilar, a transição alimentar ganhou um novo aliado. Lançado mundialmente, o movimento ‘Act For Food’ direciona uma série de ações e investimentos para ampliar o acesso do consumidor a alimentos saudáveis. Dentre as principais ações estão: desenvolvimento de novos fornecedores regionais; expansão do espaço de alimentos saudáveis presente em todos os hipermercados de São Paulo e, no próximo ano, em todas as lojas do Brasil; ampliação do sortimento de orgânicos; expansão do Programa Únicos, que comercializa com desconto alimentos fora do padrão estético tradicional; ampliação do sortimento de produtos marca própria, com a revisão do perfil nutricional de 400 itens e a meta de ampliar a participação nas vendas.

Alinhada à sua política de sustentabilidade, o Grupo Carrefour Brasil investiu ainda em diversos projetos e iniciativas ligadas à sua cadeia de abastecimento, com foco na qualidade, rastreabilidade e responsabilidade socioambiental. Dentre os projetos anunciados estiveram o projeto Produção Sustentável de Bezerros, que apoia 450 pequenos produtores do Mato Grosso; apoio à ONG Gastromotiva para iniciativas voltadas ao aproveitamento integral dos alimentos; estudo em parceria com a Seafood Watch da cadeia de pescados; e o compromisso para venda, até 2028, apenas de ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas.

Enersys
Savoy
Retrak
postal