Facebook Twitter Linkedin Instagram Youtube telegram
Modal Marítimo 7 de abril de 2016

Grupo Farrapos revela estratégias para superar a crise nos setores de Transporte e Logística

Com quase 23 anos de existência, o Grupo Farrapos (www.grupofarrapos.com) já viu e passou por muitos momentos turbulentos na economia do país. Pelas características do próprio negócio de cargas, que lida diretamente com indústrias de diversos segmentos, cada oscilação e cenário de instabilidade são instantaneamente percebidos.

A chamada “crise econômica”, enfrentada principalmente em 2015, é lida pelo Grupo como “crise política” que vem impactando a economia. No entanto, na visão da empresa, o país já estava vivenciando um momento atípico, em que havia muitos excessos – cenário insustentável em longo prazo. “Por isso, o grande desafio tem sido agir com inteligência, otimizar processos e cortar esses excessos”, afirma Ismael Zorzi, diretor executivo do Grupo Farrapos.

Boa parte das empresas de transporte tem reduzido seu quadro de funcionários e até mesmo de frota. No caso do Grupo Farrapos, quase não houve redução de quadro e muito menos de frota. A estratégia foi, além de continuar investindo em estrutura e melhorias, voltar boa parte do aporte para a conquista de novos clientes ou ampliação de atuação com os clientes atuais.

Ou seja, grande parte da atenção e dos investimentos foi voltada para as áreas de marketing e comercial. Além disso, o Grupo está sempre se aprimorando em seu planejamento financeiro com capital de giro e reservas para esses momentos de instabilidade, e os processos são constantemente otimizados para incrementar a produtividade em todos os setores.

Para 2016, a empresa aguarda atitudes e ajustes políticos para fazer sua análise, já que, da forma como está, sem objetivos claros e medidas efetivas, é difícil obter uma melhora. “Não temos a pretensão de traçar um futuro, mas estamos acompanhando o que está sendo feito para nosso planejamento”, conclui Zorzi.

Enersys
Savoy
Retrak
postal