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Centro de Distribuição 2 de fevereiro de 2023

Grupo Intelipost amplia operação dos pontos de retirada com novo Centro de Distribuição em Osasco, SP

Visando apoiar cada vez mais os pontos de retirada de mercadoria pelos clientes, a Pegaki – plataforma que conecta rede de pontos de envios e coletas, que faz parte do Grupo Intelipost – considerado o maior grupo de logística do Brasil – inaugurou um novo Centro de Distribuição na Grande São Paulo.

A ampliação do CD da Pegaki é reflexo do crescimento acumulado de dez vezes no volume de pedidos postados no último ano. Isso mostra a evolução das iniciativas do Grupo, que atualmente conta com nove HUBs para apoiar o crescimento dos pedidos. 

Para Daniel Frantz, vice-presidente de Logística do Grupo Intelipost, os pontos de retirada geram uma experiência diferenciada para o consumidor. “Estamos investindo muito para sustentar o crescimento dos nossos clientes e continuar gerando impacto positivo no dia a dia de milhares de vendedores dos marketplaces. A busca de uma melhor experiência em relação aos seus vendedores conecta muito bem com a Pegaki, além de gerarmos uma economia no custo do frete, geramos uma melhor experiência para o vendedor do marketplace”, ressalta o VP da empresa. 

Mesmo com nome “pontos de retirada”, essa categoria possibilita realizar não só entregas, mas também trocas e devoluções de mercadorias, o que ajuda a simplificar a vida do cliente, já que depois da compra online, caso precise realizar alguma mudança no pedido, poderá escolher um local próximo a sua residência ou trabalho, de acordo com a sua conveniência. Dentre os diversos benefícios deste modelo de pontos de retirada, é possível citar também a valorização do comércio local e a redução no custo do frete. Para os marketplaces, essa redução pode chegar a 40%, aumentando a conversão de compras já no carrinho. Mas para que esse processo ocorra de maneira inteligente, é preciso utilizar soluções bem integradas e automatizadas. Com todos os processos funcionando em harmonia é possível ter visibilidade total da cadeia logística e agilidade nas operações, reduzindo tempo e erros, além de garantir a melhor integração entre os setores de vendas e atendimento. 

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software, o investimento em tecnologia no país atingiu US$45,7 bilhões em 2021, sendo 17,4% maior do que em 2020, o que coloca o Brasil como o 10° país que mais investe em tecnologia atualmente. 

E no setor logístico não seria diferente. Para uma integração inteligente em todos os processos é necessário que haja uma coordenação de ponta a ponta, e o apoio de soluções tecnológicas são fundamentais no dia a dia. “Quando falamos sobre ter uma empresa que mostre vantagem competitiva ao mercado e queira crescer, otimização é a palavra-chave para que ela consiga alcançar os resultados desejados. A logística integrada tem importante papel nisso. Entender os processos logísticos como uma importante parte da estratégia do negócio é fundamental no mercado atual. O perfil de clientes vem mudando constantemente, por isso as empresas devem estar cientes de que a logística integrada vai auxiliar no processo de melhoria contínua da operação. Isso contribui para o alcance da excelência operacional e do máximo de satisfação do cliente”, complementa Frantz.

Também é importante ressaltar o retorno positivo que isso traz para o meio ambiente. A adoção dos pontos de envios contribui diretamente para a redução de CO2 na cadeia logística, garantindo maior sustentabilidade e redução de quilometragem rodada pelas empresas. 

O CSO da Intelipost, Stefan Rehm, explica ainda que os pontos de retirada podem e devem ser adotados como estratégia para o negócio decolar, já que, além de dar mais uma opção para o consumidor, esse modelo também reduz alguns entraves como o insucesso na entrega. “Muitos problemas nas entregas podem ser amenizados com a adoção dos pontos de retirada e melhoram a experiência de compra do consumidor. Também não podemos esquecer da redução de taxas dos custos de envio, o que brilha os olhos do cliente. A empresa também sai no lucro, contando que é mais barato fazer uma única entrega em um ponto de retirada e coleta”, explica Rehm.  A Pegaki tem investido de forma crescente na conexão entre varejistas e transportadoras com uma rede de mais de 3.000 pontos de coleta e retirada. “Para este ano, almejamos atingir 5 mil novos pontos e um crescimento de 50%”, finaliza Daniel Frantz.

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