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Conteúdo 12 de dezembro de 2008

Grupo Pão de Açúcar investe R$ 20 milhões em logística

Para manter o ritmo das entregas no fim de ano, as lojas do Grupo Pão de Açúcar em todo o país contarão com um reforço no sistema de abastecimento: a empresa está investindo R$ 20 milhões em estocagem adicional para as operações logísticas. “Hoje, o Grupo possui 18 Centros de Distribuição (CDs) próprios e para atender à demanda do final do ano estamos alugando outros cinco CDs”, afirma Marcelo Lopes, diretor de logística do Grupo.

Com os novos investimentos, o Grupo Pão de Açúcar deverá contratar mais de 1 mil novos colaboradores, entre empregos fixos, temporários e terceirizados, além de reduzir o nível de ruptura (falta) de produtos nas gôndolas. “A companhia trabalha com níveis baixíssimos de ruptura de produtos. Para manter a qualidade de atendimento na época de maior movimento de nossas lojas, desenvolvemos uma inteligência logística que vem sendo aplicada nos últimos anos e que prima pela racionalização das entregas e estoques, mantendo a qualidade do atendimento e a disponibilidade dos produtos”, afirma.

Com 43% de aumento na frota de veículos nesta época do ano, em todo o Brasil, o Grupo Pão de Açúcar também utilizará na operação o reforço em seus 18 Centros de Distribuição próprios e dos outros cinco alugados, onde a empresa fará o recebimento, armazenagem, separação e expedição dos itens às lojas. “O aumento de volume de produtos em circulação e de fornecedores é muito alto nessa época do ano, e a logística precisa contemplar uma série de etapas trabalhando com a sincronia de informações entre as áreas”, explica Lopes.

O sistema de entrega agendada, por exemplo, comum durante todo o ano, garante que os veículos cheguem dos fornecedores aos CDs de maneira ordenada, sem sobrecarregar o sistema de entregas. Outro exemplo é a entrega de carga às lojas, que pode ser feita em um único caminhão: em vez de circular por vários pontos de venda e ruas diferentes, os veículos saem com destino certo e aproveitamento máximo de sua capacidade. A medida traz redução de 15% na quantidade de viagens, e otimização de até 75% da ocupação de veículos, graças também ao sistema de roteirização de cargas, pelo qual é possível alinhar trajetos e verificar a melhor disposição das mercadorias dentro dos caminhões.

Entre as ações específicas desenvolvidas para atender a esse período de maior sazonalidade, destaque para a instalação de 300 contêineres nas lojas ampliando a área de estocagem para itens não perecíveis. Em alguns casos, dependendo da localização, alguns hipermercados servem como versão reduzida dos centros de distribuição e abastecem lojas menores, localizadas no entorno, muitas vezes durante a madrugada, o que além de facilitar os processos internos não tem implicação no trânsito da cidade.

Os Centros de Distribuição Avançados (CDAs), com 3.000 m² e capacidade para 1,5 mil paletes, estarão localizados em regiões de maior concentração/demanda de consumidores nesta época, como é o caso da Baixada Santista, SP, e a Região dos Lagos, RJ. Além disso, a empresa também trabalha com operadores logísticos externos, contratados em parceria com fornecedor, promovendo redução de custos e garantia de qualidade e entrega, benefícios transferidos diretamente ao consumidor.

Com gestão interna do Grupo Pão de Açúcar, o processo logístico conta, hoje, com uma frota 100% terceirizada, em um total de 153 transportadoras e mais de 1,3 mil veículos. “No final do ano, o número de veículos pode chegar a 1,7 mil, já que o estoque de alguns produtos costuma triplicar, principalmente na cidade de São Paulo”, afirma Lopes. O executivo lembra que toda operação logística na capital paulista teve que se adequar a Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC), instituída pela Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo e que limita os horários e a região de circulação de caminhões, condições plenamente atendidas pelo Grupo Pão de Açúcar.

De acordo com a empresa, ao longo dos anos, o Grupo Pão de Açúcar adquiriu know-how em entregas 24 horas, o que facilitou a implementação das mudanças em São Paulo. Mesmo assim, quando a companhia iniciou suas operações, após a implementação das novas regras na cidade de São Paulo, optou pela entrega fracionada, com veículos urbanos de carga e vans. Em vez de realizar uma única entrega, a companhia faz duas ou três entregas durante o dia, reduzindo a carga transportada, o que resulta em ganho de eficiência.

Desde 2003, a empresa realiza o transporte entre os CDs com o sistema multimodal de cargas, onde são utilizados sistemas complementares ao rodoviário para entrega de mercadorias, com redução de custo no frete. “O frete marítimo, por exemplo, pode ser até 30% menor”, finaliza Lopes.

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